Sinopse

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episódios

  • Bolsonaro caprichou nas incongruências no discurso da ONU

    'Bolsonaro caprichou nas incongruências' no discurso da ONU

    26/09/2020 Duração: 16min

    Carlos Melo faz um balanço sobre os assuntos políticos da semana. Um dos destaques foi o discurso de Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da ONU. Carlos Melo pontuou alguns trechos da fala do presidente que não fazem sentido.

  • O Trump está minando a crença do sistema eleitoral

    'O Trump está minando a crença do sistema eleitoral'

    25/09/2020 Duração: 17min

    Enquanto as eleições americanas se aproximam, Donald Trump segue ao ataque contra a votação pelo correio, o que tem sido defendido no sistema eleitoral por causa da pandemia. Mais um ingrediente de Trump é a intervenção do Departamento de Justiça em um suposto descarte de cédulas de voto a seu favor na Pensilvânia. 'Isso deveria estar sendo investigado pelas autoridades da Pensilvânia. O uso do Departamento é o uso de uma instituição do Estado em causa própria', critica Kennedy Alencar.

  • Em livro, Mandetta relata clima no governo de permanente guerra interna

    Em livro, Mandetta relata clima no governo de permanente guerra interna

    25/09/2020 Duração: 04min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre o livro lançado pelo ex-ministro da Saúde, que descreve os bastidores da luta contra o coronavírus. Comentarista destaca que o Brasil, que já é algum tempo o segundo em número de mortes no mundo, agora também caminha para o topo em número proporcional de mortes. Mandetta afirmou que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre essa possibilidade, e foi considerado alarmista.

  • Bolsonaro não vai abrir mão desse instrumento de popularidade

    'Bolsonaro não vai abrir mão desse instrumento de popularidade'

    25/09/2020 Duração: 05min

    Merval Pereira comenta a pesquisa que mostra o forte ganho de popularidade do presidente e afirma que a ligação desse crescimento com o auxílio emergencial é evidente. Por isso, o governo não vai querer abrir mão de encontrar uma maneira de continuar pagando parcelas de R$ 300 à população.

  • Situação de Crivella também respinga para os outros candidatos

    'Situação de Crivella também respinga para os outros candidatos'

    25/09/2020 Duração: 19min

    Berenice Seara analisou as consequências eleitorais do julgamento que tornou o prefeito Marcelo Crivella inelegível. Crivella vai recorrer ao TSE. Especialistas acham impossível que a decisão saia antes do primeiro turno das eleições deste ano e, com isso, ele não deve ser impedido de participar do pleito. 'Esvaziamento da candidatura de Crivella, traz reflexos para o restante do conjunto, principalmente, para quem enfrentava ele diretamente'.

  • Odorico tenta transformar mentira em verdade

    Odorico tenta transformar mentira em verdade

    25/09/2020 Duração: 04min

    O prefeito de Sucupira fala da 'Dona ONA', segundo ele, uma 'senhora muito recebedeira'. Em discurso, Odorico fala em verdades e mentiras. 'Após anos e anos de potoquices, mentirices e caonices...a verdade'. Odorico também tem problemas com o meio ambiente.

  • Atitude de Trump é de quem está com medo de perder a eleição

    'Atitude de Trump é de quem está com medo de perder a eleição'

    24/09/2020 Duração: 11min

    Kennedy Alencar comenta a postura do presidente dos EUA, que não quis se comprometer com uma transferência pacífica de poder em uma eventual derrota. Trump estaria tentando fomentar uma teoria falsa de que haveria fraude nos votos pelo correio. "Isso enfraquece a democracia".

  • O ministro foi recebido com esperança porque pior que o Weintraub era difícil

    'O ministro foi recebido com esperança porque pior que o Weintraub era difícil'

    24/09/2020 Duração: 06min

    Maria Cristina Fernandes repercute a entrevista do ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Estadão. O político afastou o MEC das atribuições de apoiar as escolas durante a pandemia e afirmou que na Base Nacional Comum Curricular para 2023 'não se gastará tempo com temas laterais e de ideologia'. Para Ribeiro, 'adolescentes que optam pelo homossexualismo vêm de famílias desajustadas'. 'O ministro foi recebido com alguma esperança, porque pior que Weintraub era difícil ficar, mas para melhorar ainda falta muito', afirma a comentarista.

  • Governo já tem tudo pronto para o novo programa, mas não tem dinheiro

    'Governo já tem tudo pronto para o novo programa, mas não tem dinheiro'

    24/09/2020 Duração: 05min

    Merval Pereira fala sobre o programa que o Governo Federal quer lançar para substituir o Bolsa Família. A ideia seria manter o auxílio emergencial de R$ 300 no ano que vem. Comentarista destaca que o valor é o dobro do Bolsa Família, e a abrangência é muito maior. Se mexer no teto de gastos, haverá "uma crise econômica brutal".

  • O discurso vergonhoso de Bolsonaro na ONU e o contorcionismo jurídico de ministros do STF

    O discurso 'vergonhoso' de Bolsonaro na ONU e o 'contorcionismo jurídico' de ministros do STF

    24/09/2020 Duração: 10min

    Wálter Maierovitch fala do discurso do presidente Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da ONU. 'Na avaliação dos civilizados, foi um discurso vergonhoso, hipócrita e mentiroso'. Ele também falou da tentativa de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, apesar da proibição indicada na Constituição. Ele explicou o 'contorcionismo jurídico' de ministros do STF para achar saída para as reeleições de Maia e Alcolumbre.

  • Governo aproveita ausência de Maia para tocar o Renda Brasil

    Governo aproveita ausência de Maia para tocar o Renda Brasil

    23/09/2020 Duração: 06min

    O governo segue na indecisão do financiamento para o Renda Brasil. Nos bastidores, o Executivo tenta costurar apoios para viabilizar o programa social. A ausência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em isolamento por Covi-19, está ajudando no processo. 'Estão aproveitando para ver se sai do marasmo desse vai ou não vai. Todas as alternativas esbarram de alguma maneira no Maia', destaca Maria Cristina. A comentarista explica como o governo estuda duas opções para financiar o 'novo' Bolsa Família. 'Basicamente duas alternativas: aprovar um novo imposto, a CPMF, e a outra a desindexação dos gastos públicos', diz.

  • Bolsonaro parecia que estava falando em uma live para os seus seguidores

    'Bolsonaro parecia que estava falando em uma live para os seus seguidores'

    23/09/2020 Duração: 06min

    Merval Pereira faz uma análise do discurso do presidente Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da ONU. 'Nenhuma informação dele bate com nada. Não existe essa combinação entre realidade e versão oficial'.

  • A gente nunca pode dizer que alguém morreu para política

    'A gente nunca pode dizer que alguém morreu para política'

    23/09/2020 Duração: 16min

    Berenice Seara fala sobre o 'Dia D de Witzel' na Assembleia Legislativa do Rio. Os deputados votam hoje à tarde a abertura do processo de impeachment contra Wilson Witzel, que foi afastado do cargo de governador do Rio pelo Superior Tribunal de Justiça. Ele é suspeito de ter participado de um esquema de corrupção na área da Saúde A sessão começa às 15h e, em tese, pode durar até 26 horas. Berenice explica os trâmites após a votação. Outro assunto abordado foi a situação de Crivella. O Tribunal Regional Eleitoral conclui amanhã a votação do pedido que pode tornar o prefeito inelegível até 2026.

  • Bolsonaro é uma cópia de quinta categoria do Trump

    'Bolsonaro é uma cópia de quinta categoria do Trump'

    23/09/2020 Duração: 09min

    Kennedy Alencar analisou o discurso de Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU. 'Foi uma participação constrangedora. Ele mentiu diversas vezes'. Mais uma vez, ele se comportou com submissão à Trump. Já o presidente dos EUA, em sua fala, terceirizou responsabilidades, atacando a China pela pandemia. Kennedy abriu o comentário abordando a questão do embate político eleitoral nos EUA após a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg. 'Essa é uma das discussões mais importantes, que vai moldar o futuro da Suprema Corte dos Estados Unidos'.

  • Bolsonaro mente em discurso na ONU

    Bolsonaro mente em discurso na ONU

    23/09/2020 Duração: 11min

    Ao responsabilizar a China pela pandemia, Donald Trump terceiriza a responsabilidade pelas duzentas mil mortes nos Estado Unidos

  • As tempestades jurídicas em copo dágua

    As tempestades jurídicas em copo d'água

    22/09/2020 Duração: 08min

    Wálter Maierovitch avalia que o caso do inquérito de Bolsonaro, que invoca a prerrogativa de apresentar respostas escritas a perguntas "é pura tempestade em copo d'água", e a mais alta Corte do país deverá por horas debater um assunto pequeno, que está muito claro na lei. Enquanto isso, o senador Flávio Bolsonaro, que quer marcar data e hora de sua acareação, "já prepara um copo para fazer sua judiciária tempestade".

  • Bolsonaro distorce fatos muito facilmente sujeitos a comprovação

    'Bolsonaro distorce fatos muito facilmente sujeitos a comprovação'

    22/09/2020 Duração: 07min

    Maria Cristina Fernandes faz uma análise sobre o discurso do presidente à Assembleia Geral da ONU. Ela destaca que Bolsonaro não se deu ao trabalho de disfarçar as mentiras que contou. Comentarista afirma que, apesar de não moderar nas inverdades, o presidente tratou de conter um pouco o tom, se comparado com o seu discurso no ano passado.

  • Bolsonaro repete barbaridades em discurso na ONU

    Bolsonaro 'repete barbaridades' em discurso na ONU

    22/09/2020 Duração: 08min

    O discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia da ONU em 2020 adotou um tom de menos confronto, mas 'repetiu todas as barbaridades que ele diz frequentemente', afirma Merval Pereira. O presidente acusou uma conspiração internacional contra o Brasil na questão do meio ambiente e disse que essa agenda no país é bem sucedida. 'Bolsonaro não acha que as queimadas façam mal ao meio ambiente, ele não acha que isso seja um problema sério do Brasil', diz o comentarista.

  • Governo prefere não correr risco com MP e conta com complacência do Congresso

    Governo prefere não correr risco com MP e conta com complacência do Congresso

    21/09/2020 Duração: 03min

    Maria Cristina Fernandes destaca que hoje há uma gama de partidos - de esquerda e de direita - querendo aprovar programas de renda básica, mas, paradoxalmente, não há qualquer disposição dos mesmos parlamentares para pressionar o presidente da Câmara a colocar em votação a MP que estende até dezembro o auxílio emergencial. Essa indisposição dos parlamentares converge com o desejo do governo de que a MP não seja votada.

  • Substituição de ministra é briga pelo futuro do Judiciário dos EUA nas próximas décadas

    Substituição de ministra é 'briga pelo futuro do Judiciário dos EUA nas próximas décadas'

    21/09/2020 Duração: 11min

    Kennedy Alencar fala sobre o impasse envolvendo a substituição da ministra da Suprema Corte Ruth Ginsburg, que morreu na última sexta-feira. Logo na sequência, já começou uma batalha. Hoje, há maioria conservadora por 5 a 4. Se Trump conseguir a indicação, ficará em 6 a 3.

página 1 de 2

Informações: