Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopse

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episódios

  • Boletim Focus: mercado eleva previsão da inflação para 6,79% em 2021

    02/08/2021 Duração: 04min

    Míriam Leitão comenta a projeção do mercado para a inflação neste ano. Contexto ruim afeta o orçamento das famílias.

  • O aumento na taxa de desemprego e os ataques de Guedes ao IBGE

    02/08/2021 Duração: 06min

    Míriam fala sobre os ataques de Paulo Guedes ao IBGE: 'brigar com os números é um clássico da mente autoritária'. Ela complementa comentando os dados de desemprego e a criação de trabalhos informais.

  • 'Bolsonaro conspira contra a democracia brasileira'

    30/07/2021 Duração: 07min

    O presidente segue em campanha pelo voto impresso e realizou uma live, com transmissão da TV Brasil, apresentando' fraudes' contra o sistema de votação eletrônica. Contudo, sem provas. 'Foi uma tragédia. Ele está querendo tirar a credibilidade do ato de votar', aponta Míriam Leitão. A comentarista abordou ainda a taxa de desemprego divulgada pelo IBGE: 14,6 milhões de brasileiros estão sem emprego.

  • 'A fonte do aumento do Bolsa Família vem de um resultado contábil e temporário'

    30/07/2021 Duração: 05min

    Míriam Leitão fala sobre o prazo dado pelo governo para apresentação do novo Bolsa Família e a questão fiscal que envolve o processo. Miriam destaca que o governo está tratando como novo Bolsa Família porque quer se apropriar politicamente dessa ideia. Antes, Bolsonaro dizia que o programa era uma forma de comprar o voto dos pobres.

  • Com a reforma do Imposto de Renda, 'a classe C vai pagar mais imposto'

    29/07/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala da reforma do Imposto de Renda. A primeira proposta do governo foi muito ruim. Míriam destaca que o deputado federal Celso Sabino, relator da reforma, está tirando coisas que todo mundo apontou como sendo dificuldade. Comentarista cita que o fundo de participação dos estados e municípios é fundamental para o reequilíbrio da federação do ponto de vista fiscal e tributário.

  • Guedes 'mexe os pauzinhos' para não perder ainda mais o Ministério da Economia

    28/07/2021 Duração: 06min

    Com a reforma ministerial feita pelo presidente Jair Bolsonaro, o Ministério do Trabalho, antes aglutinado na Economia, será recriado e chefiado por Onyx Lorezoni. Assim, Paulo Guedes perdeu o domínio dos dois maiores fundos: FGTS e FAT. Já a Secretaria Especial de Fazenda foi extinta e se criou a Secretaria Especial do Tesouro e do Orçamento, o que Míriam Leitão chamou de 'ação preventiva' do ministro para não perder o Orçamento.

  • 'Todos os argumentos que Bolsonaro usa não ficam de pé'

    28/07/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão faz uma análise das mudanças ministeriais. O senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas e líder do Centrão, vai ocupar a Casa Civil, que coordena os outros ministérios e cuida das nomeações. Míriam diz que o presidente fez um movimento mais radical do que qualquer governo antes dele.

  • CPI convoca comissão de juristas para analisar os crimes investigados

    27/07/2021 Duração: 06min

    Em meio aos depoimentos e documentos colhidos pelos senadores, o gabinete do senador Alessandro Vieira (Cidadania) lidera esse contato com os juristas. 'Eles querem identificar exatamente os crimes de tudo aquilo que tem prova e tipificar', aponta Míriam Leitão. A comentarista informa que a responsabilização deve seguir a cadeia de comando do governo, como o ex-ministro Pazuello; seu número dois, Élcio Franco; e até Bolsonaro.

  • 'Bolsonaro está prometendo de novo o que não vai fazer'

    27/07/2021 Duração: 05min

    Míriam Leitão fala sobre a mudança de discurso de Bolsonaro em relação ao fundão eleitoral. 'Hipocrisia do presidente desde o primeiro momento'. Vamos ver que saída ele vai encontrar? Míriam destaca a lógica das escolhas desse governo. 'Decisões erradas com o dinheiro público o tempo todo nesse governo'. Ela explica ainda que não há como vetar apenas uma parte do fundão, tecnicamente não é possível.

  • 'A retomada é boa, mas não há garantia de que seja duradoura'

    26/07/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão faz uma análise da matéria de Cleide Silva, do 'Estado de S. Paulo', que aponta que três dos dez setores da indústria já retomaram os níveis pré-pandemia. Alimento e bebida, máquinas e equipamentos e cimento tiveram crescimento forte. 'A gente fica feliz que está recuperando alguns setores, mas não pode achar que é o começo do fim da crise'.

  • Centrão é o grande ganhador da reforma ministerial

    26/07/2021 Duração: 05min

    Míriam Leitão faz uma análise sobre a nova reforma ministerial, que deve ser formalizada hoje por Bolsonaro. Com Ciro Nogueira na Casa Civil, o centrão fica mais forte, enquanto o governo Bolsonaro continua fraco. Comentarista destaca ainda que, com a ida de Onyx Lorenzoni para o Ministério do Trabalho e Previdência, Paulo Guedes vai perdendo espaço.

  • Ataques à democracia e casamento com o centrão são a tônica da semana

    23/07/2021 Duração: 08min

    No resumo da semana, Míriam Leitão destacou o suposto recado do ministro da Defesa, Braga Netto, ao presidente da Câmara, Arthur Lira, de que não haveria eleição sem voto impresso. Na Casa Civil, Bolsonaro substituiu o general Ramos pelo senador do centrão Ciro Nogueira (PP). Na PGR, Aras foi indicado para mais um mandato pelo presidente. 'A PGR tem sido mais uma AGU. É uma disfunção da democracia', criticou a comentarista.

  • 'Mexer no imposto de renda, em qualquer estrutura, é sempre uma complicação'

    23/07/2021 Duração: 07min

    'Ainda em um governo enfraquecido, é pior ainda', diz Míriam Leitão sobre modificações de tributos. A comentarista acredita que ainda existirão muitos debates a respeito do assunto e a dificuldade se dá pois há sempre a discussão de quem perde mais ou menos com as alterações.

  • 'Guedes é servil demais ao presidente'

    22/07/2021 Duração: 07min

    Míriam Leitão comenta sobre a passividade de Paulo Guedes, que iniciou o governo com o status de 'super ministro' e agora assiste sem protestar ao desmantelamento de seus planos liberais para a Economia do país, cedendo aos avanços de Bolsonaro. Com a recriação do Ministério do Trabalho, Guedes perde porção importante de sua pasta para Onyx Lorenzoni.

  • 'Os sinais estão muito claros e só não os teme quem não conhece a história do Brasil'

    22/07/2021 Duração: 08min

    Míriam Leitão fala sobre reportagem do jornal Estado de S. Paulo, que afirma que o ministro Braga Netto mandou um recado ao presidente da Câmara Arthur Lira, dizendo que ou vai ter voto auditável, ou não vai ter eleição. Comentarista destaca que existe um grupo golpista dentro das Forças Armadas, que está em postos-chave e que temos que tomar cuidado com isso.

  • 'Função de Ciro Nogueira na Casa Civil é entregar a chave para o centrão'

    21/07/2021 Duração: 05min

    O presidente Jair Bolsonaro anunciou uma reforma ministerial em seu governo e irá indicar o deputado Ciro Nogueira para a Casa Civil. Para criar espaço, o Ministério do Trabalho, hoje acoplado à Economia, será recriado e Onyx Lorenzoni, atual chefe da Secretaria-geral da Presidência, deve ocupar o cargo. Míriam Leitão analisa que Bolsonaro está se blindando com o centrão: 'está com medo de um processo de impeachment'.

  • Reforma do Imposto de Renda: 'é uma reforma errada, na hora errada'

    21/07/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão faz uma análise da postura de Bolsonaro ao falar sobre a reforma do Imposto de Renda. 'Isso é o Jair Bolsonaro sendo Jair Bolsonaro. Ele faz oposição ao próprio governo quando o assunto fica impopular'. Miriam acrescenta que 'Bolsonaro governa pensando em 2022 e passa o tempo todo fazendo proselitismo e demagogia'. Comentarista destaca que Bolsonaro e Paulo Quedes tiveram comportamento lamentável em relação à reforma. 'A reforma saiu toda troncha, toda errada, tem muito defeito'.

  • Brasil sofrerá nove anos com impactos da pandemia na economia, informa Banco Mundial

    20/07/2021 Duração: 06min

    O relatório divulgado pelo Banco Mundial prevê o efeito negativo, principalmente, no emprego e no salário. Míriam Leitão explicou que é uma previsão ainda dependente de futuras decisões na econômicas, mas que a principal problemática é a defasagem na qualificação da mão de obra. 'A pandemia está fazendo com que os jovens e adolescentes percam ou não acumulem o conhecimento necessário', afirma.

  • 'Qualquer notícia que mostre retrocesso no caminho da recuperação da economia derruba os mercados'

    20/07/2021 Duração: 06min

    Miriam Leitão faz uma analise dos efeitos que a variante Delta gera na economia. Ele explica o que provocou o temor registrado nos mercados, nessa segunda-feira, após uma informação equivocada divulgada no Twitter do principal conselheiro britânico na área da saúde. Depois, ele admitiu o erro e o mercado tranquilizou.

  • 'O projeto do governo Bolsonaro é a destruição do meio ambiente'

    19/07/2021 Duração: 08min

    O Estadão destacou uma pesquisa que mostra uma queda de 93% de multas aplicadas por crimes ambientais na Amazônia. Míriam Leitão destaca também que enquanto nos governos Dilma e Temer, entre 2014 e 2018, a média anual de multas era de 688, entre 2019 e 2020, já no governo Bolsonaro, esse número caiu para 44. 'A gente está vendo, na prática, a atuação de uma daquelas boiadas do Salles', aponta a comentarista.

página 1 de 2