Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopse

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episódios

  • 'Banco Central poderia ter feito alguma sinalização de flexibilização futura’

    24/03/2023 Duração: 13min

    Míriam Leitão faz um resumo dos principais assuntos da semana. Um dos destaques foi a decisão do Copom de manter a taxa de juros em 13,75% ao ano. ‘Comunicado do Banco Central veio muito forte e incendiou o debate político’. Comentarista fala ainda sobre inflação no domicílio, que está caindo. Outro assunto abordado foi a questão do arcabouço fiscal, adiado para abril.

  • 'Briga entre Lira e Pacheco se transforma em impasse institucional'

    24/03/2023 Duração: 08min

    Míriam Leitão fala sobre os reflexos da desavença entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Comentarista destaca que a arrumação da Esplanada está pendurada nesse conflito, entre outras medidas pontuais na área econômica. ‘Complicação não estava no radar’. No momento, Congresso está parado porque Lira e Pacheco não se entendem. ‘Isso é muito grave'.

  • O que esperar da política de preços da Petrobras?

    23/03/2023 Duração: 10min

    Míriam Leitão fala da entrevista que fez com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele revelou que a política de preços será mantida, mas que a empresa vai brigar com os importadores por participação no mercado usando para isso preços mais baixos.

  • 'Banco Central fez um comunicado excessivamente duro, fora do tom'

    23/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre a manutenção da taxa básica de juros em 13,75%, determinada pelo Copom. Comentarista destaca que o comunicado que veio na sequência foi muito duro. O que se esperava é que o BC abrisse um pouco a porta para uma possibilidade de queda em algum momento no futuro. ‘Fundamentos técnicos indicam que é hora de suavizar a política monetária’. Míriam ressaltaque o Banco Central acabou se deixando contaminar pelo ruído político.

  • 'Os juros podem cair não porque o governo quer, mas sim pelas condições propícias'

    22/03/2023 Duração: 09min

    A reunião do Copom nesta quarta-feira vai definir se a taxa de juros vai continuar a mesma ou cair. Para Míriam Leitão, a pressão do governo Lula para uma queda não parece estar surtindo tanto efeito, já que tem se transformado em uma 'briga pessoal'. A comentarista ainda levanta fatores contra e a favor para essa mudança dos juros.

  • 'Bom economista é aquele que muda de ideia quando mudam as circunstâncias'

    22/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre a reunião do Copom. ‘O comunicado do Banco Central é o que interessa porque vai indicar os juros futuros’. Ela questiona: por que os juros deveriam cair? Comentarista argumenta tecnicamente a favor da queda da taxa Selic. Ela cita alguns fatores: a queda da inflação; desaceleração da economia; a situação dos bancos americanos. ‘O Banco Central tem que decidir tecnicamente. Não pode se deixar pressionar em nenhuma direção’.

  • 'Todas as declarações de Lula indicam aumento de gastos'

    21/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre decisão de adiamento da apresentação do novo arcabouço fiscal pelo governo Lula: 'há um erro de diagnóstico no governo'. Ela também comenta declarações do presidente sobre o mercado financeiro e o teto de gastos.

  • 'O maior problema do governo são as declarações serem tiradas da cabeça dos ministros'

    21/03/2023 Duração: 07min

    Míriam Leitão critica a forma como os ministros do governo Lula tem feito decisões e declarações. Para ela, acontecem do nada e sem maiores explicações, criando polêmicas. A comentarista frisa o debate sobre a taxa de juros, criticada por integrantes do governo e elogiada por alguns outros antes: 'o caso mostra como é todo o processo decisório do governo'.

  • 'O assunto da semana será apenas esse: plano fiscal e juros'

    20/03/2023 Duração: 07min

    Míriam Leitão discorre da fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o novo plano fiscal, em que ele só seria apresentado após conversa com os presidentes da Câmara e do Senado e economistas. De acordo com ela, quanto mais se fala, mais chances para entendimentos sobre partes e não o todo. O que se sabe por enquanto, diz a comentarista, é que todos os gastos devem ter limite.

  • Reunião do Copom: 'tem muita coisa no ar para que o Banco Central avalie'

    20/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre as expectativas no campo da economia para esta semana: reação da compra do Credit Suisse pelo grupo UBS, maior banco da Suíça; revelação das novas regras fiscais pelo governo Lula e a reunião do Copom. ‘Reunião do Copom está cercada de todos esses eventos’.

  • Haddad apresenta arcabouço fiscal para Lula: 'momento importante'

    17/03/2023 Duração: 11min

    Míriam Leitão fala da reunião que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá com o presidente Lula para apresentar o arcabouço fiscal, além de todo o desdobramento da proposta. O encontro está previsto para esta sexta-feira. Comentarista também falou sobre a divulgação da taxa desemprego.

  • 'Quem fazer generosidade, mas podem acabar secando esse segmento de crédito'

    17/03/2023 Duração: 08min

    Míriam Leitão fala da decisão dos bancos públicos e privados de suspenderem consignados para aposentados com o novo teto de juros. A decisão aconteceu após a diminuição de 2,14% para 1,70% do teto de juros. Para ela, a redução por uma canetada não foi uma boa decisão e precisava ter sido melhor estudada e comunicada. Apesar disso, a comentarista lembra que essa taxa é renegociada mensalmente.

  • 'Bolsonaro neste momento está menor do que era', diz Lira sobre oposição ao governo Lula

    16/03/2023 Duração: 09min

    Míriam Leitão fala sobre entrevista com Arthur Lira na Globonews. Ela analisa declaração de Lira sobre o papel do Centrão e do PP no governo Lula. A comentarista também discorre sobre qual será o espaço de Bolsonaro na oposição, depois que voltar ao Brasil.

  • Sobre arcabouço fiscal, Lira diz que gostou do que ouviu e sugere que Haddad fale com lideranças no Congresso

    16/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre entrevista que fez com o presidente da Câmara, Arthur Lira, após um jantar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Comentarista destaca que Lira disse que Haddad apresentou a ele, em geral, dados do arcabouço fiscal, mas gostou do que ouvir. Lira diz que sugeriu ao ministro que, antes de tornar público, falasse com as lideranças do Congresso, para que eles entendam e se sintam parte do processo decisório. Disse que vai dar apoio a agenda econômica. Lira disse que a reforma tributária pode ser aprovada porque a discussão já está madura, mas não deu prazo.

  • Haddad mostra animação com novo arcabouço e diz que poderá ser usado pela esquerda e direita

    15/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão analisa o que o ministro da Fazenda tem falado nos bastidores sobre o novo arcabouço fiscal, que vai substituir o teto de gastos. Integrantes da pasta teriam dito até que 'o programa é tão bom que vale tanto para governos de esquerda, como para de direita, já que o arcabouço é neutro'. Apesar disso, Míriam ainda lembra que o projeto terá que passar por vários testes, entre elas sua aprovação antes da lei de diretriz orçamentária.

  • BNDES quer dobrar de tamanho até 2026: o que isso significa?

    15/03/2023 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala sobre o anúncio de lucro de R$ 12,5 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento, que cresceu em mais de 40%. Depois disso, o presidente da estatal, Aloizio Mercadante, disse que quer dobrar de tamanho o banco até o ano de 2026. A comentarista afirma que isso significa retomar ao patamar histórico do BNDES de representar 2% do PIB, como já foi na década de 1990, por exemplo. Atualmente, ele representa 1%.

  • 'Haddad vem mostrando para Banco Central que está fazendo esforço para reduzir juros'

    14/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala das medidas anunciadas e prometidas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad para redução da taxa de juros. Entre esses anúncios está a reoneração da gasolina, entre outras regras. Apesar disso, mais medidas estão sendo prometidas.

  • Após quebra de bancos nos EUA, Haddad diz que não há sinais de uma crise sistêmica

    14/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão participou da entrevista com o ministro Fernando Haddad durante evento dos jornais O Globo e Valor Economico. Ele falou sobre reforma tributária e os desafios econômicos do país. Comentarista faz uma análise da conversa. Na oportunidade, o ministro falou sobre o início da crise bancária dos Estados Unidos. Segundo ele, não há sinais de uma crise sistêmica. A crise nos EUA muda o quadro em relação aos juros. Haddad espera que a reforma tributária saia até outubro. Ele falou em choque de eficiência na economia.

  • 'Haddad enfrentou uma herança pesada, mas já fez muita coisa em pouco tempo'

    13/03/2023 Duração: 08min

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou, nesta segunda-feira, que há pouco espaço para aumento de taxa de juros no mundo e que o Brasil está na contramão, com 'uma gordura' que permite reduzir a taxa básica. Míriam Leitão, que participou do debate, fala sobre o assunto.

  • 'Banco é o tipo de instituição que depende da confiança'

    13/03/2023 Duração: 06min

    Míriam Leitão faz uma análise da falência do SVB e os impactos bancários. Comentarista destaca que o sistema bancário americano e o brasileiro são totalmente diferentes. Nos EUA, o domínio é de bancos pequenos. Aqui, nós temos grandes bancos, que são nacionais, e dominam o mercado. ‘O que aconteceu lá foi uma crise de confiança’.

página 1 de 2