Mundo Corporativo

Informações:

Sinopse

Comentários de Carlos Julio, Jaime Troiano e Cecília Russo, Leny Kyrillos, Luis Rasquilha, Max Gehringer, Sandra Boccia, além de entrevistas feitas por Mílton Jung.

Episódios

  • 'Síndrome da impostora' é comum entre mulheres, mas pode ser contornada

    17/06/2021 Duração: 14min

    Leny Kyrillos explica que a 'síndrome do impostor' é bem mais comum entre mulheres do que entre homens. Quem sofre com o problema se sente incapaz de lidar com o trabalho e tem medo de ser 'descoberto', ainda que não haja fundamento para isso. De acordo com Leny, profissionais que sofrem com a síndrome podem recorrer a estratégias de comunicação que demonstrem confiança para melhorar as relações no trabalho.

  • Cultura da ocupaão

    13/06/2021 Duração: 03min

    Sandra Boccia fala ao Revista CBN da valorização no mundo corporativo que valoriza o fato de as pessoas estarem sempre sobrecarregadas.

  • 'Fazer porque é o correto, não para mostrar que está fazendo'

    12/06/2021 Duração: 25min

    Helen Andrade, gerente de diversidade e inclusão da Nestlé, descreve a importância da equidade de gênero e raça nos cargos executivos e nas empresas em geral.

  • Você conhece o conceito 'Mundo BANI'?

    10/06/2021 Duração: 14min

    Leny Kyrillos explica que a sigla, em uma tradução do inglês, significa: frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. A expressão é um desdobramento do 'Mundo VUCA': volátil, incerto, complexo e ambíguo. Para entender melhor os dois conceitos, qual a relação deles com os impactos da pandemia e possíveis soluções, escute o comentário desta quinta-feira.

  • Pesquisa mostra impacto da pandemia na dinâmica dos casais e das empresas

    06/06/2021 Duração: 07min

    Profissionais que são pais e mães correm muito mais risco de sofrer transtornos psicológicos em decorrência desse período. Eles estão mais suscetíveis a ansiedade, estresse e depressão. Muitos casais heterossexuais também têm mostrado tendência a adotar um comportamento antigo: a carreira do homem têm sido priorizada em relação à da mulher.

  • 'Desenvolva o seu produto ou serviço com o seu cliente e não para o seu cliente'

    04/06/2021 Duração: 25min

    A necessidade do aprendizado contínuo para o desenvolvimento profissional é um dos temas do Mundo Corporativo. O cofundador da Escola de Negócios Conquer, Hendel Favarin, fala sobre gestão, empreendedorismo e liderança.

  • O 'lado Sol e o lado sombra' dos áudios acelerados no WhatsApp

    03/06/2021 Duração: 10min

    Leny Kyrillos comenta a nova atualização do WhatsApp que tem causado polêmica nas redes sociais. Agora, o aplicativo permite que os usuários acelerem a escuta de mensagens em áudio. ‘Uma das vantagens é que é muito prático. Por outro lado, a ferramenta reforça a ansiedade', pontua.

  • Home office ou modelo híbrido?

    30/05/2021 Duração: 07min

    Sandra Boccia fala de uma pesquisa sobre o futuro do trabalho no pós-pandemia

  • 'Empresas podem usar feedback negativo para compreender a audiência e dialogar de forma humanizada'

    29/05/2021 Duração: 25min

    A cultura do cancelamento nas empresas é o assunto do Mundo Corporativo de hoje, com o publicitário e advogado Bruno Pedro Bom. Ele é presidente da BBDE Comunicação e autor do livro 'Marketing jurídico na prática'.

  • Expressões a serem evitadas no ambiente de trabalho

    27/05/2021 Duração: 07min

    'A campeã dessas expressões é 'eu acho que'', destaca Leny Kyrillos. 'A gente enfraquece a informação que vem na sequência. Se aquilo que eu for falar é fruto de uma opinião pessoal é mais interessante que utilize 'eu considero que', 'eu acredito que', 'no meu modo de ver', 'na minha opinião', porque são expressões que trazem mais força', explica a comentarista. Ela lembra ainda das clássicas 'eu queria', 'vou tentar' e outras.

  • Medo de voltar ao trabalho presencial vem afetando profissionais de várias áreas

    23/05/2021 Duração: 08min

    Esse fenômeno não tem a ver só com o receio de pegar a Covid-19, mas também da dinâmica da interação presencial no trabalho - lidar com um chefe difícil e almoçar com colegas mesmo sem ter afinidade com eles, por exemplo. O sentimento já ganhou até uma sigla em inglês: 'forto', ou 'fear of returning to the office' (medo de retornar ao escritório, em tradução livre).

  • Futuro do trabalho: 'você vai escolher o modelo ao qual se adequa'

    22/05/2021 Duração: 25min

    O modelo remoto e híbrido, adotado na pandemia em escala bem maior do que ocorria antes, vem impactando empresas e colaboradores. Para refletir sobre os efeitos dessa mudança, Mílton Jung recebe Paulo Castello, CEO e fundador da Fhinck - startup brasileira focada em aumentar a eficiência operacional dos Centros de Serviços Compartilhados de grandes empresas.

  • O que o comportamento dos convocados a depor na CPI pode nos relevar

    21/05/2021 Duração: 12min

    Leny Kyrillos analisa os depoimentos da CPI da Covid-19. Ela destaca que alguns se saíram bem, Como Barra Torres, que conseguiu passar segurança e Carlos Murillo, que se mostrou super sério e firme. Já Fabio Wanjgarten manifestava sinais de desconforto e Ernesto Araújo se mostrou acuado e inseguro. Eduardo Pazuello passou sinais de incômodo, desconforto e irritação.

  • Brasil precisa de revolução educacional para aproveitar a potência dos jovens

    15/05/2021 Duração: 26min

    É o que defende Carolina Utimura, que tem 26 anos e é CEO da Eureca, empresa de seleção de vagas de estágio e trainee. Ela conversa com Mílton Jung sobre liderança nas novas gerações.

  • O que significa o conceito 'definhamento'?

    13/05/2021 Duração: 09min

    Os efeitos da pandemia e do confinamento criaram esse conceito, que foi definido pelo psicólogo Adam Grant. Leny Kyrillos conta que a queixa de muitos ouvintes é sobre a falta de concentração no trabalho e a dificuldade de interagir. 'Definhar é um estado de estagnação, que não chega a ser depressão', explica a comentarista. 'O antídoto é a gente buscar o fluxo, que é um estado de direcionamento da nossa energia para alguma experiência que nos faça bem', alerta Leny.

  • Mitos ainda prejudicam as mães no mercado de trabalho

    10/05/2021 Duração: 10min

    O mais perigoso deles é o que diz que elas deixariam de priorizar a carreira e teriam metas profissionais menos ambiciosas. Relatório detalhado por Sandra Boccia mostra exatamente o contrário. Outra pesquisa aponta que, com a pandemia, metade das mães diminuiu suas expectativas em relação à carreira.

  • O poder da conexão no mundo do trabalho

    08/05/2021 Duração: 25min

    Glauter Jannuzzi, diretor de comunidades da Microsoft para a América Latina, criou a expressão 'people chain' para inspirar as pessoas a trabalharem de forma compartilhada, trocando experiências. 'Quando a gente se alia a comunidades virtuais que nos conectam com pessoas de todas as partes, a gente tem a possibilidade usufruir de tudo que esse ecossistema oferece, crescendo como profissional e como pessoa', defende.

  • Para onde ir depois de chegar ao topo?

    02/05/2021 Duração: 06min

    Sandra Boccia fala de pessoas que chegaram a cargos influentes em sua carreira e querem assumir outro papel na sociedade, principalmente neste tempo de pandemia.

  • 'É preciso gostar do que você faz e entender o tamanho da sua responsabilidade'

    01/05/2021 Duração: 25min

    Clodoaldo Nascimento, presidente da YES! Idiomas, comenta as oportunidades no setor de franquias e a dificuldade de migrar uma rede de 180 escolas para o ensino online na pandemia. 'Um processo que levaria anos, tivemos que fazer em duas semanas', conta.

  • Oscar é marcado por simplicidade e diversidade

    29/04/2021 Duração: 08min

    Leny Kyrillos faz uma análise sobre o Oscar desse ano e destaca que o que acontece na cerimônia costuma refletir o que estamos vivendo no mundo. Comentarista avalia que questões como diversidade, simplicidade e humanização foram abordadas e hoje esses são temas importantes que estão sendo levados em conta por empresas contemporâneas.

página 1 de 2