Sinopse

Comentários de Carlos Julio, Jaime Troiano e Cecília Russo, Leny Kyrillos, Luis Rasquilha, Max Gehringer, Sandra Boccia, além de entrevistas feitas por Mílton Jung.

Episódios

  • Quais são os principais desejos dos trabalhadores para o pós-pandemia?

    Quais são os principais desejos dos trabalhadores para o pós-pandemia?

    19/09/2020 Duração: 25min

    Uma pesquisa realizada globalmente mapeou as perspectivas das pessoas no ambiente de trabalho. Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP Research Institute na América Latina, explica o cenário atual e traz mais detalhes sobre o levantamento.

  • Técnica ZMET pode ajudar a entender o momento de pandemia

    Técnica ZMET pode ajudar a entender o momento de pandemia

    19/09/2020 Duração: 07min

    A técnica criada pelo professor Gerald Zaltman é baseada em conceitos da neurociência e utiliza metáforas para que as pessoas possam expressar sensações. Cecília Russo e Jaime Troiano comentam uma pesquisa sobre a pandemia que utilizou o método. Para eles, as conclusões do estudo podem ajudar marcas a se adaptarem ao momento atual.

  • Pessoas estão ouvindo cada vez mais rádios e podcasts

    Pessoas estão ouvindo cada vez mais rádios e podcasts

    18/09/2020 Duração: 08min

    Leny Kyrillos fala sobre os motivos para esse aumento. Ela destaca a associação afetiva que a voz traz, além da praticidade e da proximidade, que é muito grande.

  • Má notícia para quem diz não gostar de política: não dá para escapar

    Má notícia para quem diz não gostar de política: não dá para escapar

    13/09/2020 Duração: 10min

    Sandra Boccia comenta que todos os ambientes são políticos, sejam corporativos, familiares ou de reuniões de pais nas escolas dos filhos, por exemplo. 'O problema é que a palavra política é associada a algo negativo', reflete. 'Política é diferente de politicagem, que é manipular, fazer conchavo...'

  • Como as empresas podem contribuir para a igualdade racial no mercado?

    Como as empresas podem contribuir para a igualdade racial no mercado?

    12/09/2020 Duração: 26min

    Luana Génot, diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil, conversa com Mílton Jung sobre práticas efetivas na direção de um cenário mais inclusivo, principalmente no que diz respeito à luta antirracista.

  • A cara da marca: como selecionar o item que vai definir e resumir o seu produto?

    'A cara' da marca: como selecionar o item que vai definir e resumir o seu produto?

    12/09/2020 Duração: 06min

    Na hora de construir a identidade da marca, 'é preciso ser cirúrgico', sustenta Jaime Troiano. Cecília Russo avalia que é difícil, mas muito importante escolher o que pesa mais. 'É impossível, para os consumidores, absorver tudo que os gestores querem falar sobre as empresas', diz, destacando a importância da concisão.

  • Mudanças de atitude podem incentivar a criatividade

    Mudanças de atitude podem incentivar a criatividade

    11/09/2020 Duração: 09min

    Leny Kiryllos explica que a maior parte da criatividade de um indivíduo depende de estímulos e condicionamento. Por isso, alguns fatores, como estresse e medo, acabam limitando a capacidade criativa. Com algumas mudanças no estilo de vida, as ideias podem fluir melhor.

  • Trabalhando a marca em vários canais: mensagem única ou diversas narrativas?

    Trabalhando a marca em vários canais: mensagem única ou diversas narrativas?

    05/09/2020 Duração: 06min

    Cecília Russo compara as marcas com os desenhos animados a que as crianças assistem inúmeras vezes. A repetição da mensagem gera previsibilidade, o que pode provocar sensação de conforto e confiança. Jaime Troiano reforça: 'quando mais pulverizados os canais, maior o seu poder de comunicação'. Mas é preciso integrar os discursos.

  • A transformação digital provocada - e acelerada - pela pandemia

    A transformação digital provocada - e acelerada - pela pandemia

    05/09/2020 Duração: 25min

    Tonny Martins, presidente da IBM Brasil, explica como a empresa atuou para ajudar outras companhias na operação à distância. Ele descreve também força-tarefa para auxiliar a área da saúde em meio a essa crise sem precedentes.

  • Quando o líder consegue mostrar vulnerabilidade ele gera cumplicidade

    'Quando o líder consegue mostrar vulnerabilidade ele gera cumplicidade'

    04/09/2020 Duração: 06min

    Leny Kyrillos fala das alterações emocionais no ambiente de trabalho em meio à pandemia. 'É algo que merece a nossa atenção'. Muitas vezes a pessoa que está vivenciando o problema tem dificuldade de perceber. Os líderes e colegas podem ajudar muito na identificação dos sinais. 'Vale ouvir com empatia o que a pessoa está dizendo'. Um erro muito comum é minimizar o problema.

  • Comunicação é a habilidade mais valorizada pelos empregadores

    Comunicação é a habilidade mais valorizada pelos empregadores

    29/08/2020 Duração: 08min

    Leny Kyrillos analisa um levantamento do LinkedIn, que mostra que as competências comportamentais ganham uma importância enorme no contexto profissional. Elas têm ligação com características pessoais para a função ou atuação dentro de determinada empresa.

  • Precisamos reaprender a falar para ser escutado

    'Precisamos reaprender a falar para ser escutado'

    29/08/2020 Duração: 26min

    O diretor da DO IT Brasil, Thomas Brieu, especialista em comunicação corporativa, explicou a importância da prática escutatória e como esta competência pode melhorar as relações interpessoais na sua empresa e na sua vida. Os sinais positivos e negativos na comunicação.

  • Marcas precisam se inspirar no foco do cliente

    Marcas precisam se inspirar no foco do cliente

    28/08/2020 Duração: 06min

    Em meio às inseguranças da pandemia, marcas precisam saber onde focar. Clientes orientam o trabalho das empresas. Por isso, as marcas precisam focar no foco do cliente, e não no foco no cliente.

  • Os funcionários ainda vestem a camisa das empresas?

    Os funcionários ainda vestem a camisa das empresas?

    23/08/2020 Duração: 08min

    Sandra Boccia comenta como anda a participação e envolvimento dos funcionários, principalmente os jovens, no ambiente corporativo. Neste momento em que se discute tanto vocação e trabalho, como fica a relação dos funcionários? Ela destaca que é preciso criar um ambiente em que a opinião das pessoas seja respeitada no ambiente de trabalho.

  • Resultado do Marcas Mais é fruto de trabalho consistente de relacionamento com o cliente

    Resultado do Marcas Mais é fruto de trabalho consistente de relacionamento com o cliente

    22/08/2020 Duração: 08min

    Cecília Russo e Jaime Troiano comentam o Marcas Mais, estudo da Troiano Branding para o 'Estadão', que aponta as empresas que demonstram mais envolvimento com os consumidores. Esse ranking difere do Top of Mind, que mapeia quais marcas estão na cabeça do público, já que ser lembrado não necessariamente é ser adorado.

  • Telemedicina não substitui atendimento presencial, mas adiciona mais um capítulo na relação entre as pessoas

    'Telemedicina não substitui atendimento presencial, mas adiciona mais um capítulo na relação entre as pessoas'

    22/08/2020 Duração: 26min

    A pandemia acelerou a digitalização, inclusive na área da saúde. Para explicar como as empresas da área têm lidado com as adaptações impostas pelo novo coronavírus, o Mundo Corporativo recebeu Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury.

  • O limite entre persistência e teimosia

    'O limite entre persistência e teimosia'

    21/08/2020 Duração: 07min

    Leny Kyrillos explica que é um limite bem tênue. 'As pessoas, de uma forma geral, são muito apegadas as suas ideias'. A ciência fala em víeis de confirmação.

  • Quem divide o conhecimento se torna um profissional mais relevante para a empresa

    Quem divide o conhecimento se torna um profissional mais relevante para a empresa

    16/08/2020 Duração: 09min

    Filo organizacional ainda é um problema para 55% das empresas. Sandra Boccia destaca que, no mundo onde conhecimento é poder, muitos profissionais pensam que concentrar sabedoria vai garantir seus empregos. O pensamento é: 'quanto mais gente souber o que eu sei, mais vulnerável vou estar'. Mas essa não é uma boa ideia, e ela explica por quê.

  • Para que servem as marcas?

    Para que servem as marcas?

    15/08/2020 Duração: 05min

    'Essa não é uma pergunta ingênua', avalia Jaime Troiano. Ele explica o papel das marcas para os consumidores; Cecília Russo detalha por que elas são importantes para as empresas.

  • Os desafios de um setor que não pôde parar na pandemia

    Os desafios de um setor que não pôde parar na pandemia

    15/08/2020 Duração: 26min

    Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, explicou as estratégias traçadas para continuar trabalhando enquanto outros setores da economia ficaram parados ou reduziram a produção. 'Nós fomos seguindo as orientações, que foram mudando', diz, destacando o papel essencial da comunicação nesse cenário.

página 1 de 2

Informações: