Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Sinopse

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episódios

  • PIB é a principal notícia econômica da semana

    PIB é a principal notícia econômica da semana

    04/12/2020 Duração: 09min

    No resumo da semana, Míriam Leitão destaca os dados do PIB do terceiro trimestre, que vieram um pouco abaixo do esperado, mas com um crescimento forte. O aumento da taxa da poupança foi um dado interessante. Comentarista destaca ainda que, nessa semana, vacina começou a se tornar realidade pelo mundo. Já o Brasil ainda está um pouco confusão em relação a esse tema. Míriam falou ainda sobre o julgamento no STF em relação à possibilidade de reeleição na Câmara e Senado e lembrou os ataques tanto em Criciúma quanto no Pará.

  • Mudança no Incra abre a porteira para a grilagem de terras

    Mudança no Incra 'abre a porteira para a grilagem de terras'

    04/12/2020 Duração: 09min

    O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária decidiu terceirizar o trabalho de vistoria e checagem de dados nos processos de regularização de terras. Para Míriam Leitão, a medida é uma 'tentativa estranha de contornar a lei'. Ela avalia que governo tenta favorecer grandes 'grileiros'. 'Governo não faz o que a lei permite e quer abrir uma brecha para o que a lei não permite', afirma.

  • Resultado do PIB traz algumas boas notícias, mas incerteza continua

    Resultado do PIB traz algumas boas notícias, mas incerteza continua

    03/12/2020 Duração: 10min

    Míriam Leitão fala sobre o PIB do terceiro trimestre, que cresceu 7,7%. Comentarista destaca que o crescimento já era esperado e ficou um pouco abaixo das previsões, 'mas, quando se olha por dentro, tem algumas boas notícias'. Ela destaca o aumento da taxa de poupança, que pode significar aumento do consumo e também o crescimento em todos os seguimentos do setor de serviços. Comentarista ressalta que não pode dizer que é um bom resultado porque o país continua em recessão, mas é melhor ter um número forte de alta, do que não ter. 'Essa fotografia é uma fotografia boa, mas o filme inteiro é muito ruim'.

  • O governo se perdeu na briga contra a vacina em si

    'O governo se perdeu na briga contra a vacina em si'

    03/12/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão analisa como o governo está lidando com a questão da vacina contra a Covid-19 e como isso pode influenciar a economia. 'A sensação é de que o governo brasileiro se atrasou demais e se perdeu em discussões laterais que não faziam sentido’. Ela acrescenta que a vacina é a luz no fim do túnel para a economia. 'Sem a vacina não é possível'.

  • A chegada da vacina não é uma vara de condão, mas uma luz no fim do túnel

    'A chegada da vacina não é uma vara de condão, mas uma luz no fim do túnel'

    02/12/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala da vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido e o início da imunização na semana que vem. Ela explica como a notícia muda o cenário econômico mundial. 'Isso cria para a economia um horizonte'. Míriam Leitão destaca que a vacina é a grande notícia também da economia.

  • Discussão sobre reeleição no Congresso continua muito abafada

    Discussão sobre reeleição no Congresso 'continua muito abafada'

    02/12/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala da movimentação no Congresso sobre a possibilidade de reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara. 'O Supremo não pode dizer o oposto da Constituição e nem pode delegar para o Congresso a decisão, como se o Congresso pudesse mudar por regimento uma questão constitucional'. Ela explica que para ser decidido pelo Congresso, só por meio de uma emenda constitucional.

  • Militares querem fortalecer Ibama e ICM-Bio

    Militares querem fortalecer Ibama e ICM-Bio

    01/12/2020 Duração: 06min

    Míriam Leitão afirma que a avaliação dos militares é que a solução para conter o desmatamento passa pelo fortalecimento de órgãos de controle. 'O que as Forças Armadas viram na prática indo para a Amazônia na Operação Verde Brasil 1 e 2 é que tem muita coisa errada', diz.

  • Bandeira vermelha é o começo da má notícia

    'Bandeira vermelha é o começo da má notícia'

    01/12/2020 Duração: 05min

    Míriam Leitão fala do contexto da decisão da Aneel que voltou atrás e optou por cobrança extra na conta de luz. 'Nós temos que nos preparar para o ano que vem. Em 2021, a situação pode ser de amargar'. Ela falou da questão dos reservatórios, a questão dos erros da Aneel e do ONS no Amapá e os prejuízos das distribuidoras.

  • O eleitorado se afastou dos polos

    'O eleitorado se afastou dos polos'

    30/11/2020 Duração: 10min

    Míriam Leitão faz uma análise do que aponta o resultado das eleições e a dificuldade econômica nas prefeituras em geral. 'Essa renovação da confiança na democracia na busca da moderação é muito importante'. Ela acrescenta que a democracia pressupõe o diálogo depois das eleições. Míriam destaca que Bolsonaro e o PT saíram derrotados das eleições.

  • Desafio para os prefeitos eleitos é muito maior agora

    Desafio para os prefeitos eleitos é muito maior agora

    30/11/2020 Duração: 06min

    Míriam Leitão destaca que novos prefeitos não terão tempo de aprendizado, já que vão ter que enfrentar grandes desafios em áreas como saúde e educação devido à pandemia. Ela avalia, ainda, que os protagonistas nas eleições gerais de 2018 sofreram reveses no pleito deste ano.

  • No resumo da semana, destaque para taxa de desemprego

    No resumo da semana, destaque para taxa de desemprego

    27/11/2020 Duração: 08min

    Míriam Leitão analisa os dados divulgados hoje pelo IBGE, que mostram que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro chegou a 14,6%, a maior já registrada desde o começo da série histórica. Comentarista destaca que é difícil ver o tamanho do problema porque muita gente, pelo isolamento, não procura emprego. E essas pessoas não entram na conta. Míriam fala ainda sobre os 170 mil mortos por Covid-19 no Brasil e a alfinetada de Paulo Guedes no presidente do BC, que foi 'totalmente desnecessária'. Outra briga dispensável foi a de Eduardo Bolsonaro com a China. Na semana, houve também dúvidas sobre a vacina da Astrazeneca e a morte de Maradona.

  • Bolsonaro tem a certeza que o procurador-geral da República vai arquivar o processo

    'Bolsonaro tem a certeza que o procurador-geral da República vai arquivar o processo'

    27/11/2020 Duração: 06min

    Míriam Leitão analisa a decisão tomada por Bolsonaro e a defesa do presidente em relação ao processo no STF que investiga suposta tentativa de interferência na Polícia Federal. Ele decidiu não depor. 'Na democracia, o investigado tem direito ao silêncio'. Míriam acrescenta que 'Aras já deu mais de uma vez demonstrações claras de que ele se comporta em relação ao presidente como se fosse advogado-geral da União'.

  • Indicador que mede a produtividade da indústria teve uma melhora, mas continua muito baixo

    Indicador que mede a produtividade da indústria 'teve uma melhora, mas continua muito baixo'

    26/11/2020 Duração: 06min

    Míriam Leitão destaca que o índice que apura o volume produzido dividido pela quantidade de horas trabalhadas teve uma alta de 8% de julho a setembro. Os dados são de um estudo exclusivo da CNI. Ela ressalta que o Brasil está com a produtividade estagnada. 'A indústria tem que crescer com aumento de produtividade'.

  • É preciso ter um plano para que a gente não faça improvisos em uma coisa tão séria como essa

    'É preciso ter um plano para que a gente não faça improvisos em uma coisa tão séria como essa'

    26/11/2020 Duração: 05min

    Míriam Leitão destaca a necessidade de um plano de vacinação contra a Covid-19. Ela ressalta que o Plano Nacional de Imunizações no Brasil sempre foi muito bom, elogiado no mundo inteiro. 'Esse é um governo que não se prepara'. Há muita desconfiança com o governo. Com isso, governadores estão se mobilizando. Minas Gerais é um desses exemplos.

  • O papel das empresas no combate à violência contra a mulher

    O papel das empresas no combate à violência contra a mulher

    25/11/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão destaca a iniciativa da coalizão empresarial pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Em reunião, comentarista relata que viu empresas de fato discutindo qual o seu papel nesse combate. 'Fiquei encantada com o fato de que eles estão discutindo isso de forma muito profissional', diz.

  • Equipe de governo de Biden reflete moderação, experiência e diversidade

    Equipe de governo de Biden reflete 'moderação, experiência e diversidade'

    25/11/2020 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre as escolhas do presidente eleito Joe Biden na composição da equipe e as diferenças com o governo Trump. 'De volta a política de multilateralismo, diplomacia e negociação'.

  • A economia está recessiva, mas mesmo assim houve aumentos localizados

    'A economia está recessiva, mas mesmo assim houve aumentos localizados'

    24/11/2020 Duração: 09min

    O IPCA de novembro sinalizou inflação de 4,22% para o ano de 2020. Um valor acima da meta, de 4%. Miriam Leitão detalha que apesar do contexto de crise, 'houve um choque na área de alimentos que subiu muito mais do que se previa'. O Brasil passou a exportar alimentos, e também produtos metálicos, o que fez diminuir a venda para o mercado interno. 'O dólar subiu muito e tem um impacto nos preços dos produtos que o Brasil exporta, e daí sobe o preço aqui dentro'.

  • Bolsonaro, mais uma vez, mostrou sua total falta de empatia

    'Bolsonaro, mais uma vez, mostrou sua total falta de empatia'

    23/11/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala sobre o assassinato de João Alberto e o fato do presidente da República e seu vice negarem que haja racismo no Brasil. Comentarista destaca que a ideia é negar o problema para não resolvê-lo. Bolsonaro não falou de João Alberto, não prestou nenhuma condolência e passou a agredir e ofender quem está dizendo que ali tem um episódio racista. 'Se João Alberto fosse loiro, de olho azul e estivesse de terno, ele estaria vivo', destaca.

  • Bolsonaro se prende a questões internas e tem participação pífia na cúpula do G20

    Bolsonaro se prende a questões internas e tem participação 'pífia' na cúpula do G20

    23/11/2020 Duração: 08min

    Míriam Leitão avalia que o presidente usou as reuniões para fazer afirmações que não ajudam o Brasil, tanto na área ambiental quanto na questão racial. 'Fez uma defesa tão fora da realidade, de que não temos racismo', afirma. Ela destaca que a a maior preocupação do G20 é com a vacina da Covid-19 e com a recuperação econômica pós-pandemia. 'A única coisa que ele fez foi elogiar a atuação do governo e dizer que estava certo desde o começo', ressalta.

  • É dramático o assassinato em si e como isso se repete

    'É dramático o assassinato em si e como isso se repete'

    20/11/2020 Duração: 08min

    Miriam Leitão comentou sobre o assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, por dois seguranças, incluindo um PM em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre. 'Precisamos ser antirracistas por isso para em um dia de comemoração como hoje não estarmos comentando um caso de um homem negro da forma mais bárbara possível'. Ela também abordou as declarações do presidente Jair Bolsonaro em reunião do Brics.

página 1 de 2

Informações: