Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopse

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episódios

  • IPCA bate maior alta desde o plano real puxado pelo preço da gasolina em setembro

    24/09/2021 Duração: 09min

    Divulgado o IPCA 15 nesta sexta-feira com inflação de 1,14%, o indicador passou dos 10% em 12 meses. 'Já se esperava que o mês de setembro fosse bem pesada por causa da energia, mas o que pesou mais foi transportes, ou seja, gasolina', informa Míriam Leitão. Até setembro, o acumulado do ano já está em 7%. 'Terminando a semana com um alerta muito forte para a gravidade do assunto', destaca Míriam.

  • Bolsonaro concede entrevista e aposta em respostas vagas

    24/09/2021 Duração: 07min

    Miriam Leitão analisa os principais pontos da entrevista de Jair Bolsonaro à revista Veja. O presidente afirma, entre outras coisas, que não há risco de golpe no Brasil, mas diz que 'queriam que ele fizesse algo fora das quatro linhas'. Para a comentarista, presidente foi vago em muitos pontos. 'Há muitas coisas nas entrelinhas, além de afirmações de sempre, que estão fora da realidade', afirma

  • 'Ano que vem é um difícil, de pouco crescimento e a luta é contra a inflação'

    23/09/2021 Duração: 07min

    Após o Banco Central subir mais uma vez a taxa de juros, dessa vez em 1%, Míriam Leitão analisa o recado que a entidade deu na luta contra a inflação. 'BC diz que podem elevar o juros até o nível contracionista', destaca ela. A comentarista contextualiza, entretanto, o baque da medida no crescimento econômico em um 2022 já com previsões ruins: 'o nível de atividade para o ano que vem está muito para baixo'.

  • 'BC está mais pessimista em relação à inflação e avisa que será duro'

    23/09/2021 Duração: 05min

    Na quarta-feira, o Banco Central elevou a Selic mais uma vez. A taxa subiu um ponto percentual e chegou a 6,25%. Miriam Leitão destaca que comunicado mais recente emitido pelo BC demonstra pessimismo em relação aos anteriores, já apontando para uma elevação de juros até o nível 'contracionista'. A comentarista explica que consequência disso deve ser um crescimento ainda mais baixo em 2022. 'É um remédio amargo para evitar um problema ainda mais amargo', destaca.

  • Banco Central fará novo aumento na taxa básica de juros e 'não vai parar por ai'

    22/09/2021 Duração: 06min

    É quinta alta consecutiva. O aumento será de 1%, elevando a taxa para 6,25%. Outro fator que ainda traz incertezas é a crise hídrica. 'Aumentando a inflação, aumentam os juros; aumentando os juros, diminui a capacidade de crescimento', aponta Míriam Leitão, que explica: 'por um lado, é preciso fazer isso para reduzir a inflação; por outro, o país está crescendo de forma penosa'.

  • 'O que Lira, Pacheco e Guedes propõem juntos é uma pedalada fiscal'

    22/09/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão comenta acordo dos precatórios que avança e vai limitar gastos. Ela lembra que uma presidente já sofreu impeachment por conta de pedaladas e destaca importância de dar nome a essas ações. 'Gastos pouco transparentes, invenção do governo bolsonaro para ter o apoio da base', diz sobre a emenda de relator.

  • 'Essa viagem foi do vexame mais explícito para o país à irrelevância de um discurso cheio de mentiras'

    21/09/2021 Duração: 07min

    Míriam Leitão citou a fala de Bolsonaro de que apenas 8% do território brasileiro pertence a agricultura. 'Agricultura de grãos, porque só a agropecuária ocupa 22%', aponta ela. Míriam destacou também a afirmação sobre a criação de empregos: 'falou que o Brasil está crescendo 5% esse ano, mas esqueceu de dizer que as projeções para ano que vem é muito baixa'. 'É um mentiródramo do começo ao fim', lamenta a comentarista.

  • 'O que fica claro é o grau de dependência profunda e crônica que o Brasil tem da China'

    21/09/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre a crise na Evergrande, onde mercados do mundo inteiro despencaram pelo temor do efeito de contágio da gigante imobiliária. Comentarista destaca que a expectativa é que a China faça alguma coisa. Ainda assim, em sua avaliação, o Brasil deveria pensar em uma economia menos dependente e mais diversificada.

  • O pessimismo dos brasileiros diante da economia

    20/09/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão comenta a pesquisa Datafolha que indica a percepção popular da economia do país. Segundo ela, a inflação descontrolada, somada à alta taxa de desemprego e ao crescimento econômico abaixo do esperado, ajuda a configurar o quadro atual, em que 69% dos brasileiros acusaram piora da economia. Para Míriam, diante desta situação, é natural que a população relate 'sensação de desconforto.'

  • 'Brasil foi se tornando periférico, sem importância e fora das grandes discussões'

    20/09/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre viagem de Bolsonaro e ministros a Nova York para discursar na ONU. Ela destaca fato de representantes brasileiros entrarem pelos fundos do hotel e comerem na rua por estarem sem os comprovantes da vacina: 'calçada da má fama'.

  • Semana teve aumento do IOF, marco temporal suspenso e confusão criada pelo Ministério da Saúde

    17/09/2021 Duração: 08min

    Míriam Leitão faz um balanço dos acontecimentos econômicos e políticos que marcaram a semana. Comentarista destaca o anúncio do governo de aumento do IOF, as revisões para baixo das previsões da economia para o ano que vem, a suspensão do julgamento do Marco Temporal no STF e a confusão criada pelo Ministério da Saúde para vacinação de adolescentes. 'Queiroga fez um papelão', diz.

  • Aumento do IOF 'desorganiza a economia'

    17/09/2021 Duração: 06min

    Nesta semana, Bolsonaro assinou um decreto que aumenta a alíquota do IOF para financiar expansão do Bolsa Família. Para Miriam Leitão, medida 'foi feita de maneira improvisada e é insuficiente'. A comentarista avalia, ainda, que o aumento no imposto acaba elevando o custo de operação para diversas empresas, causando uma nova distorção na economia em meio à crise. Reforma do Imposto de Renda também está entre os destaques.

  • Diferente do que especula o ministério da Economia, 'visto de agora, nada indica crescimento em 2022'

    16/09/2021 Duração: 08min

    A pasta divulgou, nesta quinta-feira, o Boletim Macrofiscal e manteve em 5,3% a expectativa de crescimento do PIB em 2021. Já no ano seguinte, o aumento seria de 2,5%. Miriam Leitão analisa as projeções divulgadas e pontua: 'O problema do governo ter uma visão fora da realidade do crescimento é que isso é colocado no Orçamento'.

  • Problema dos precatórios existe, mas o que agrava são as confusões que o governo cria

    16/09/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre as tentativas do governo de resolver os pagamentos dos precatórios. Comentarista avalia que o ministro Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro entopem os canais de diálogo e dificultam a possibilidade de encontrar uma solução legal e aceitável por todas as partes.

  • Causas e efeitos do ambiente de incerteza econômica

    15/09/2021 Duração: 07min

    Míriam Leitão comenta as baixas expectativas de economistas e analistas financeiros sobre o crescimento do PIB para 2022. Bancos e consultorias têm revisado suas projeções para baixo, em torno de 1,2%; mais pessimista, a MB Associados desceu a 0,4%. Segundo Míriam, a instabilidade política, promovida em especial por Bolsonaro, tem culpa neste quadro de incerteza. Como efeito, 'o investidor não investe', afirma.

  • Auxílio de juristas tende a fortalecer trabalho da CPI da Covid-19

    15/09/2021 Duração: 06min

    Miriam Leitão comenta um documento, apresentado por um grupo de juristas, apontando crimes comuns e de responsabilidade cometidos por Bolsonaro durante o curso da pandemia. Para ela, o texto, que foi encaminhado à CPI da Covid-19, deve fortalecer o relatório final a ser produzido pela comissão. 'Discussão passa a ser não apenas política, mas também jurídica', afirma.

  • Agronegócio precisa proteger a Amazônia para superar seu maior risco, diz economista

    14/09/2021 Duração: 08min

    Míriam Leitão fala sobre a entrevista com o economista José Roberto Mendonça de Barros, onde ele afirmou que o maior risco para o agronegócio brasileiro é a mudança climática. Por isso ele acha que a proteção da floresta Amazônica é parte fundamental de defender a agricultura brasileira.

  • MP que cria programa habitacional para policiais é política populista de Bolsonaro

    14/09/2021 Duração: 05min

    Míriam Leitão avalia que o governo está perdendo popularidade e tem tentado fidelizar os grupos que o mantiveram. Comentarista afirma que o financiamento especial para policiais da ativa é um programa que faz sentido, 'o uso político das políticas públicas é que é ruim'.

  • Estagflação: 'duas dores econômicas ao mesmo tempo'

    13/09/2021 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre a estagflação, que indica a estagnação do desenvolvimento econômico combinado com altas da inflação e do desemprego. A comentarista discorre sobre a preocupação com o período: 'crescimento desse ano é apenas a volta do buraco'.

  • 'É hora de união em torno dos pontos em comum de diversos grupos'

    13/09/2021 Duração: 06min

    Miriam Leitão avalia que manifestações contra o governo, no último domingo, foram esvaziadas devido à desunião entre os diferentes movimentos de oposição. No entanto, ela destaca que, apesar do tamanho dos atos, rejeição a Bolsonaro continua majoritária, o que abre espaço para o crescimento de um movimento contra o presidente. A comentarista avalia, também, que não se deve estabelecer uma 'falsa simetria' entre Bolsonaro e Lula.

página 1 de 2