Cbn Brasil

Informações:

Sinopse

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Episódios

  • 'Bolsonaristas querem pintar Elon Musk como espécie de amigo de infância do presidente'

    20/05/2022 Duração: 07min

    Vera Magalhães avalia que os aliados de Bolsonaro e do governo federal estão tentando arrastá-lo para a campanha presidencial. Contudo, segundo ela, o empresário tem interesses exclusivamente econômicos no Brasil. 'Bolsonaro puxou o saco de Musk, chamou de 'mito da liberdade' e classificou de 'sopro de esperança' sua compra do Twitter', pontua Vera. 'O bilionários fez uma caras irônicas, achou tudo muito divertido.'

  • Qual o melhor vinho para tomar com galinha de cabidela?

    20/05/2022 Duração: 04min

    Nesta sexta-feira, o desafio de harmonização proposto por Rusty Marcellini é: frango ao molho pardo com angu, quiabo, arroz e bastante pimenta. Jorge Lucki aceita o desafio e explica que este prato veio de Portugal, onde se chama galinha de cabidela

  • Dicas de comidas para dias frios

    20/05/2022 Duração: 10min

    Aproveitando a queda das temperaturas em boa parte do Brasil, Rusty Marcellini dá dicas de comidas para se aquecer nos dias frios. O comentarista está em Curitiba e, por isso, começa falando sobre o Barreado, comida típica do Paraná. Ele ainda cita moqueca e bobó de camarão, entre outros pratos.

  • 'A Starlink depende de uma antena que custa R$ 3 mil'

    20/05/2022 Duração: 06min

    Thássius Veloso explica como deve funcionar a promessa de Elon Musk pela conexão via banda larga de cerca de 19 mil escolas rurais na região amazônica. Segundo ele, isso seria feito através de equipamentos da empresa Starlink, com apoio da SpaceX, mas ainda não fica claro quem vai pagar a conta, nada barata.

  • Comprar ação da Eletrobras com FGTS: bom negócio ou furada?

    20/05/2022 Duração: 02min

    Luiz Gustavo Medina fala que a empresa deve crescer com a privatização e ficar mais lucrativa. As ações podem ter um retorno interessante no longo prazo.

  • OMS vai convocar reunião de emergência sobre surto de casos de varíola de macaco

    20/05/2022 Duração: 44s

    O encontro deve acontecer nesta sexta-feira. O surto já foi identificado em, ao menos, nove países. Apenas em nações da Europa, já foram detectados mais de 100 casos, o maior número já registrado na região.

  • Risco de congelamento das turbinas causa transtornos no aeroporto Afonso Pena (PR)

    20/05/2022 Duração: 02min

    Passageiros relataram à CBN Curitiba que, devido ao perigo de congelamento das turbinas, as aeronaves não decolaram nesta sexta-feira. Segundo à CCR Aeroportos, que administra o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, cinco voos foram atrasados e dois cancelados.

  • Redução do ICMS tem 'grande apelo populista, mas vai provocar rombos nas contas dos estados'

    20/05/2022 Duração: 08min

    De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, o projeto de lei que propõe redução do ICMS sobre bens essenciais, incluindo combustíveis, será votado na próxima terça-feira. Para Míriam Leitão, caso a medida seja aplicada imediatamente, vai causar redução dos preços em primeiro momento, mas vai abrir um rombo nos estados. Isto, por sua vez, puxa a inflação em segundo momento. 'A discussão tem que ser feita dentro de uma reforma tributária', afirma Míriam, 'mas todos os governos fogem desse assunto.'

  • 'Bolsonaro não dá trégua um dia sequer. O país não tem um dia de paz'

    20/05/2022 Duração: 05min

    Merval Pereira comenta as novas declarações de Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão, que chamou o ministro Alexandre de Moraes de parcial nesta sexta-feira. 'Bolsonaro está sempre procurando criar divisão e estabelecer a cizânia'

  • Em evento com Elon Musk, Bolsonaro afirma que Amazônia é preservada

    20/05/2022 Duração: 04min

    Ao lado do bilionário, o presidente disse também que Musk vai mostrar ao mundo que a Floresta Amazônica é bem preservada e acusou pessoas de difundirem 'mentiras sobre a região'. Com o gesto, Bolsonaro tenta dar resposta aos empresários e líderes mundiais que estão preocupados com o aumento do desmatamento na Amazônia. No Brasil, Elon Musk lançou sua nova empresa de satélite, a Starlink, e prometeu conectar 19 mil escolas em áreas rurais e anunciou o monitoramento ambiental da floresta.

  • Críticos de vinhos têm 'papel de criar referência para o consumidor'

    19/05/2022 Duração: 04min

    No Momento do Brinde, Jorge Lucki comenta a importância e as funções de um crítico de vinhos. Segundo ele, os comentários e notas são fundamentais para nortear consumidores e ajudá-los a escolher o melhor custo-benefício. Ele conta que o pioneiro da crítica, Robert Parker, é responsável por criar o sistema de notas.

  • Para não se indispor com Bolsonaro, 'Aras não deve botar as mãos' em ação contra Moraes

    19/05/2022 Duração: 08min

    Na tarde desta quarta-feira, quando o STF rejeitou pedido do presidente para investigar o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que 'vai haver eleições e quem ganhar vai levar.' Bolsonaro, então, encaminhou o pedido à PGR. 'Me soou como se estivesse fazendo um teste de fidelidade', avalia Vera Magalhães. 'Mas há grande possibilidade de Aras não botar as mãos no assunto.' Para ela, o assunto deve ser engavetado em despacho de Lindôra Araújo. 'Assim, Aras não se compromete, mas também não irrita Bolsonaro', pontua Vera.

  • Deu a louca nas bolsas

    19/05/2022 Duração: 04min

    As principais bolsas de valores do mundo tem oscilado com frequência nos últimos dias. Teco Medina conta que, nesta terça-feira, a americana, por exemplo, teve 'queda homérica' de cerca de 4%. 'Para os padrões dos EUA, é variação de mês ou talvez de ano', pontua. Ele atribui o movimento à alta dos juros no país.

  • Como diferenciar fatos de opiniões?

    19/05/2022 Duração: 15min

    Uma ouvinte professora diz estar assustada com a dificuldade dos jovens em fazer esta diferenciação e interpretar textos. Primeiramente, Leny explica que fatos são acontecimentos, enquanto opiniões são pontos de vista a respeito destes fatos. 'Com o aumento da disseminação de informações, precisamos ter um rigor muito maior para analisar e refletir sobre elas', pontua.

  • Dinâmicas da temática ESG no setor bancário brasileiro

    19/05/2022 Duração: 05min

    Rosana Jatobá faz uma prévia do podcast CBN Sustentabilidade deste domingo, no qual entrevista a gerente sênior de sustentabilidade do Bradesco, Fabiana Costa Tolentino. Na conversa, elas tratam, por exemplo, da atuação no banco no fomento a investimentos em projetos sustentáveis. A partir de 2023, a comentarista lembra, instituições financeiras do Brasil terão de reportar questões sociais, climática e ambientais, por exigência do Banco Central. 'Ainda há um bom caminho pela frente para incrementar o papel de ajudar as empresas na transição para negócios mais verdes e responsáveis', pontua Rosana.

  • Em atitude equilibrista, Aras deve 'sentar no prazo' de queixa-crime de Bolsonaro contra Moraes

    19/05/2022 Duração: 03min

    Após ter sua queixa-crime rejeitada pelo STF contra o ministro Alexandre de Moraes, o presidente a ajuizou também na Procuradoria-Geral da República. 'Aras vai ter que uma atitude de equilibrista, porque ele tem vários processos contra o Bolsonaro e nunca deu curso a nenhum deles; e quando deu, arquivou', destaca Merval Pereira. Sem prazo para resposta, o comentarista acredita que o PGR não aprecie a ação tão cedo.

  • Projeto de lei para limitar alíquota do ICMS 'não vai conter a inflação'

    19/05/2022 Duração: 09min

    Míriam Leitão comenta o PL em discussão na Câmara dos Deputados para limitar o ICMS cobrado sobre diversos itens importantes para a população, assim como para a arrecadação dos estados. No Twitter, Lira afirmou que a lei classificará combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes como serviços essenciais, com cobrança de ICMS máxima de 17%. Míriam acredita que a medida não deve surtir grandes efeitos.

  • Em meio à crise institucional, Guedes defende Bolsonaro e diz que ministros cometem 'excessos'

    19/05/2022 Duração: 03min

    Em evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou que existam riscos à democracia no Brasil. Segundo ele, 'Bolsonaro tem maus modos e xinga mesmo', mas é 'torcedor'. Ele afirmou ainda que o presidente 'atravessa a linha' de vez em quando, mas atribuiu a mesma atitude aos ministros do STF. De acordo com Guedes, eles também cometem excessos e precisam 'voltar para a caixinha'. A fala vem após acirramento dos ânimos entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes na Justiça.

  • O assunto é fundos imobiliários

    18/05/2022 Duração: 04min

    Luiz Gustavo Medina fala sobre a decisão da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) de liberar a distribuição de 'lucro caixa'. O comentarista afirma que a CVM mudou o entendimento sobre o assunto e explica que, basicamente, os imóveis arrecadam o dinheiro dos aluguéis, pagam as despesas e dividem os lucros para os cotistas. 'A CVM entende que o fundo pode e deve distribuir o lucro em forma de dividendos desta maneira'.

  • Escolha de vinhos para tomar com sopa 'pode ir pelo caminho da harmonização ou da vontade'

    18/05/2022 Duração: 04min

    Com as baixas temperaturas pelo país, sopas e caldos são uma boa pedida para se aquecer. Jorge Lucki explica como escolher o melhor vinho para combinar com o prato e um pouco de pão italiano. 'Em termos de compatibilidade, vinho branco é o melhor para sopas em geral, porque equilibra as características de um com o outro', conta. 'Mas se um vinho tinto vai te dar mais prazer, tudo bem.' Nesse caso, ele recomenda um pinot noir.

página 1 de 5