Linha Aberta - Carlos Alberto Sardenberg

Informações:

Sinopse

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.

Episódios

  • Radicalização do presidente e pavor de Pazuello mostram que CPI está pegando no ponto

    Radicalização do presidente e pavor de Pazuello mostram que CPI está 'pegando no ponto'

    07/05/2021 Duração: 07min

    Carlos Alberto Sardenberg avalia que situação do governo fica cada vez pior com avanço da CPI da pandemia no Senado. Para o comentarista, interrogatórios de Mandetta e Teich demonstraram a existência de um 'Ministério da Saúde paralelo' e confirmaram atraso na compra de vacinas contra a Covid-19.

  • A CPI pegou e, provavelmente, colocará mais informações que levam ao impeachment do presidente

    'A CPI pegou e, provavelmente, colocará mais informações que levam ao impeachment do presidente'

    07/05/2021 Duração: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg faz um resumo da semana. Comentarista destaca a reunião do Copom que elevou, mais uma vez, a taxa básica de juros e sinalizou novo aumento. A expectativa para o ano é de uma inflação mais alta, acima da meta, voltando para meta do ano que vem. Sardenberg explica que tudo depende de uma variável não econômica, que é a pandemia. Outro destaque é a CPI da Covi-19, que confirma atitude negacionista do governo e a existência de um ‘ministério da Saúde paralelo’. Com a pressão da CPI, o presidente vem radicalizando.

  • Um ministro da Saúde sério teria feito uma condenação explícita do uso da cloroquina

    'Um ministro da Saúde sério teria feito uma condenação explícita do uso da cloroquina'

    06/05/2021 Duração: 08min

    Sardenberg classifica como 'uma barbaridade' o fato de Marcelo Queiroga ter se esquivado do assunto, dizendo que iria estudar protocolos - à essa altura do campeonato. No entanto, Queiroga se disse contra tudo que Bolsonaro faz: sair sem máscara e provocar aglomerações. O ministro deveria fazer como Mandetta e Teich e 'pegar o boné', diz Sardenberg.

  • Covid-19: apoio dos EUA à quebra de patentes para vacinas tem questão moral e prática

    Covid-19: apoio dos EUA à quebra de patentes para vacinas tem 'questão moral e prática'

    06/05/2021 Duração: 07min

    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise sobre a decisão do governo Joe Biden de apoiar a quebra de patentes para vacinas contra a Covid-19. 'A virada que os americanos deram nesse caso tem uma questão moral e uma questão prática'.

  • Movimento de Biden a favor da quebra de patentes é extremamente importante

    Movimento de Biden a favor da quebra de patentes é 'extremamente importante'

    05/05/2021 Duração: 09min

    O presidente dos EUA apoia a suspensão das patentes de vacinas contra a Covid-19. Sardenberg explica que, para isso ocorrer, é preciso haver acordo para a transferência de tecnologia, já que ninguém pode obrigar um laboratório a entregar seu material. O comentarista lembra que os EUA têm tecnologia avançada e são historicamente partidários da propriedade intelectual, mas as circunstâncias atuais são excepcionais.

  • Reforma tributária: andou para frente e para trás

    Reforma tributária: 'andou para frente e para trás'

    05/05/2021 Duração: 09min

    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise da situação. Ele destaca que durante anos o Congresso debate duas propostas. ‘Cada uma a seu modo é boa’. Comentarista cita que o sistema tributário brasileiro é muito ruim, burocrático e complexo. Sardenberg fala que a implantação da reforma passa a ser uma questão politica. 'No conjunto da obra, o sistema tributário prejudica a economia nacional. Mas, dentro dessa bagunça toda, há setores que gostam'.

  • Bolsonaro não estuda os assuntos importantes para o país e não confia em seus ministros

    Bolsonaro não estuda os assuntos importantes para o país e não confia em seus ministros

    04/05/2021 Duração: 10min

    Seria um escândalo se o presidente da Anvisa alterasse a bula da cloroquina a pedido de Bolsonaro. Sardenberg comenta que, como o Brasil tem produzido tantos absurdos, 'a gente até elogia o sujeito por não ter feito uma besteira'. O comentarista fala também sobre a proposta de reforma tributária: 'do ponto de vista das empresas, haverá uma vantagem enorme, a de simplificar o modo de pagar imposto'. Sardenberg critica o 'confuso' sistema atual.

  • A CPI tem esse potencial de atingir diretamente o presidente da República

    'A CPI tem esse potencial de atingir diretamente o presidente da República'

    04/05/2021 Duração: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre o início dos depoimentos na CPI da Covid. Um deles é o de Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. Mandetta em seu livro 'Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus' descreve que o governo primeiro negou, depois ficou com raiva e depois inventou a solução milagrosa da cloroquina. 'O roteiro está pronto'. Sardenberg também destaca o relatório da reforma tributária.

  • Na contramão do mundo, Eduardo Bolsonaro celebra ação antidemocrática em El Salvador

    Na contramão do mundo, Eduardo Bolsonaro celebra ação antidemocrática em El Salvador

    03/05/2021 Duração: 07min

    O presidente do país, eleito em 2019, não tinha maioria no Congresso. Nas eleições recentes, conquistou essa maioria e, no 1º ato, a Assembleia demitiu todos os juízes da Suprema Corte e o procurador-geral, críticos ao autoritarismo do presidente. 'Em resumo: é um golpe', afirma Sardenberg. O comentarista ressalta que não cabe a um país democrático apoiar esse tipo de atitude.

  • Semana com CPI da Covid-19, reunião do Copom e a primeira versão da reforma tributária

    Semana com CPI da Covid-19, reunião do Copom e a primeira versão da reforma tributária

    03/05/2021 Duração: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala dos temas que vão ocupar a semana. A CPI começa amanhã com depoimento de Mandetta. O depoimento deve ser intenso, forte e direto. Sardenberg também destacou a reunião do Banco Central. A taxa básica de juros deve chegar a 3,5%.

  • O Paulo Guedes não perde a oportunidade de falar besteira

    'O Paulo Guedes não perde a oportunidade de falar besteira'

    30/04/2021 Duração: 08min

    A análise de Carlos Alberto Sardenberg é uma desaprovação ao ministro da Economia, que criticou o FIES com a seguinte frase: 'até o filho do porteiro do prédio teve financiamento estudantil'. 'Ora, o financiamento é justamente para as pessoas pobres', questiona o comentarista. Sardenberg citou também a declaração de Guedes sobre o Brasil ser a única economia do mundo que criou emprego em recessão: 'é tão inédito que nunca existiu e não existe. Não sei em que país que ele vive'.

  • O controle sanitário e a vacinação são a chave para a recuperação da economia

    'O controle sanitário e a vacinação são a chave para a recuperação da economia'

    30/04/2021 Duração: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise dos números da economia na China e nos Estados Unidos e o que isso nos sinaliza. 'As duas maiores economias do mundo estão em recuperação. As duas economias são importadoras e exportadoras e isso tem um impacto enorme no mercado internacional, ajuda o mundo a voltar a crescer'.

  • A gente pode dizer que a economia americana saiu do buraco

    'A gente pode dizer que a economia americana saiu do buraco'

    29/04/2021 Duração: 08min

    Os EUA divulgaram nesta quinta-feira o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2021: 6,4%. Diferentemente da medição do Brasil, 'lá eles pegam o número do trimestre e anualizam, como se o ritmo fosse esse durante o ano todo', explica Sardenberg. O comentarista destaca que a expectativa, com o alto ritmo de vacinação, é que o crescimento acelere logo, e a China também apresenta tendências de melhora: 'se as duas maiores economias estão em recuperação o mundo vai junto'.

  • Democracia funciona para eleger pessoas competentes, além de ser eficiente na geração de riqueza e mais igualdade

    'Democracia funciona para eleger pessoas competentes, além de ser eficiente na geração de riqueza e mais igualdade'

    29/04/2021 Duração: 07min

    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise do discurso de Joe Biden no Congresso, que coincide com os 100 dias de governo. Sardenberg destaca uma frase dita pelo presidente dos Estados Unidos: 'temos que provar que a democracia ainda funciona'. Sardenberg diz que o novo desafio de Biden é criar uma nova classe média.

  • Tem que todo mundo correr atrás da vacina que pode, porque a disputa é grande

    'Tem que todo mundo correr atrás da vacina que pode, porque a disputa é grande'

    28/04/2021 Duração: 13min

    O comentário de Carlos Alberto Sardenberg é sobre o início da produção da ButanVac, a vacina brasileira do Instituto Butantan. Uma esperança, mas que ainda precisa dos testes clínicos. 'Vai no esforço para começar a produção e depois vai testando. Se der errado, paciência, mas se der certo adiantou o processo', explica. Sardenberg citou a compra de doses da Pfizer por parte da União Europeia até 2023. 'Os países menos desenvolvidos têm que correr atrás das suas próprias vacinas', diz ele.

  • Declaração hostil de ministro prejudica a estratégia brasileira no combate à pandemia

    'Declaração hostil de ministro prejudica a estratégia brasileira no combate à pandemia'

    28/04/2021 Duração: 09min

    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise sobre comentários polêmicos feitos por integrantes do governo durante reunião do Conselho de Saúde Complementar. Sardenberg destaca que as falas de Paulo Guedes e do general Ramos revelam que 'quando falam em público, eles estão mentindo. A verdadeira fala é a que eles estão fazendo na reunião privada, entre eles, julgando-se protegidos da visão da opinião publica'.

  • Mesmo sem querer, governo continua trabalhando a favor da CPI

    Mesmo sem querer, 'governo continua trabalhando a favor da CPI'

    27/04/2021 Duração: 11min

    Ao dizer que tenta convencer o presidente Jair Bolsonaro a tomar a vacina contra a Covid-19, chefe da Casa Civil admite que há, dentro do governo, um pensamento contra a vacinação. Sardenberg também critica o tom jocoso com que membros da Esplanada tratam a pandemia: 'uma conversa avacalhada'.

  • A receita é muito clara: lockdown, vacina e auxílio do governo

    A receita é muito clara: lockdown, vacina e auxílio do governo

    27/04/2021 Duração: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise sobre a gestão da pandemia. Ele destaca os êxitos e desastres na vacinação pelo mundo. Sardenberg cita a situação de descontrole da doença na Índia e a preocupação com o surgimento de novas cepas.

  • Governo claramente está com medo da CPI da Covid-19

    'Governo claramente está com medo da CPI da Covid-19'

    26/04/2021 Duração: 06min

    Para Carlos Alberto Sardenberg, erros do governo no enfrentamento à pandemia são tão numerosos que tentativas de corrigi-los tornam as falhas mais evidentes. 'Quanto mais o governo se prepara, mais ele dá munição para o pessoal da CPI — isso se o pessoal da CPI quiser fazer trabalho sério', afirma.

  • Os fatos que estão sendo investigados pela CPI da Covid-19 são muito fortes

    'Os fatos que estão sendo investigados pela CPI da Covid-19 são muito fortes'

    26/04/2021 Duração: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala da estrutura que o governo está montando para se blindar da CPI da Covid-19. Ele destaca que se o governo tivesse feito toda essa organização para planejar a campanha contra a Covid-19 não teria CPI. 'Acho muito difícil o governo escapar da CPI da Covid. É o ponto que vai jogar o governo lá embaixo e abrir a possibilidade de impeachment ainda este ano'.

página 1 de 2