Podcast Rio Bravo

Informações:

Sinopse

O Podcast Rio Bravo, no ar desde 2007, é uma entrevista semanal com CEOs, economistas, pensadores e empreendedores. Oferecemos a nossos clientes e subscribers discussões inteligentes sobre notícias, ideias, negócios e economia.A Rio Bravo trabalha para que seus clientes obtenham retornos consistentes de longo prazo em seus diversos investimentos.O Podcast Rio Bravo é produzido pelo jornalista Fabio Cardoso, e você pode ouvi-lo onde quiser: no SoundCloud, no iTunes, no Facebook da Rio Bravo e em http://www.podcastriobravo.com.br Conheça também o http://www.olharobliquo.com.br, nosso blog de economia

Episódios

  • Podcast 647 – Marcelo Bratke: “O futuro da música tem de ser mais criativo do que sempre foi”

    28/05/2021 Duração: 31min

    Até os 44 anos de idade, o músico Marcelo Bratke tinha sérias limitações visuais: ele não enxergava direito a ponto de não se saber se a plateia estava cheia ou vazia quando subia ao palco. Só que, mesmo com essa condição, Bratke teve destaque como músico de concerto ainda na adolescência, quando fez sua primeira apresentação com a Osesp, à época sob a batuta do maestro Eleazar de Carvalho. Em entrevista ao Podcast Rio Bravo, além de falar como desenvolveu sua relação com a música, Marcelo Bratke ressalta a importância de alguns de seus compositores favoritos e também comenta a sua participação em programas de rádio e de tv.

  • Podcast 646 – Patrícia Blanco: Fatos e opiniões: por que a alfabetização digital é necessária

    21/05/2021 Duração: 25min

    Um estudo encomendado pela OCDE ganhou destaque nos últimos dias. O documento “Leitores do Século XXI: desenvolvendo habilidades de alfabetização em um mundo digital” diz que, no Brasil, 67% dos jovens de 15 anos não conseguem diferenciar fatos de opiniões. Para além do impacto junto à formação dos estudantes, uma das consequências da baixa alfabetização digital está relacionada impossibilidade de os indivíduos exercerem sua cidadania plena, uma vez que estarão apartados da sociedade conectada. Para falar a respeito deste tema, nossa convidada de hoje aqui no Podcast Rio Bravo é Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que defende a liberdade de ideias e que em 2019 lançou o programa de educação midiática.

  • Podcast 645 – Ana Karina Dias: “A chegada de fintechs é positiva para o mercado”

    14/05/2021 Duração: 19min

    Nesta entrevista que concede ao nosso podcast, Ana Karina Bortoni Dias, CEO do Bmg, resgata a sua trajetória no mundo corporativo e explica como a sua formação acadêmica foi fundamental para o papel que exerce hoje. Em outro momento da conversa, Ana Karina comenta o impacto das fintechs no mercado financeiro e destaca como o BMG tem se organizado para esta ocasião, além de ressaltar de que modo a diversidade afeta positivamente o ambiente da empresa. E em meio a tantos desafios, quão importante é, para Ana Karina, gostar do que faz? Ela vai responder a esta e a outras perguntas na entrevista logo a seguir.

  • Podcast 644 – Eduardo Alvarenga: A Eletromidia e a busca pela “jornada do consumidor”

    07/05/2021 Duração: 21min

    No ano passado, pouco antes do início da pandemia, uma fusão agitou o mercado de comunicação em geral, e o segmento de mídia out of home em particular. Eletromidia e Elemidia, a partir de janeiro de 2020, se integraram, de modo a compor um dos principais players da comunicação nacional. Nos meses seguintes, a nova Eletromidia preparou terreno para um avanço decisivo feito agora em 2021: a oferta pública de ações, tornando-se, assim, a primeira empresa do setor de publicidade a abrir capital no Brasil. Para falar a respeito dos desafios da companhia em meio a tantas mudanças, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é Eduardo Alvarenga, CEO da Eletromidia.

  • Podcast 643 – Wagner Sanchez: A estratégia da Fiap School: aprendizado baseado em projetos

    30/04/2021 Duração: 23min

    A FIAP é uma instituição bastante conhecida na área de tecnologia. O que talvez nem todos saibam é a proposta da FIAP School para o ensino fundamental e médio, uma abordagem que se pauta não apenas pela dinâmica da inovação, mas que também busca engajar os alunos em torno das causas. Para Wagner Sanchez, pró-reitor acadêmico da FIAP e nosso entrevistado nesta edição do Podcast Rio Bravo, são as causas que motivam e fazem brilhar os olhos dos alunos. Mas será que os pais e os professores aceitam bem essa proposta? Como é que o aprendizado baseado em projetos se estrutura na FIAP School? Essas e outras questões são respondidas no Podcast logo a seguir.

  • Podcast 642 – Lalo de Almeida: Um retrato narrado do Pantanal em chamas

    23/04/2021 Duração: 31min

    Nesta edição do nosso Podcast, o convidado é o fotojornalista Lalo de Almeida. Lalo começou a trabalhar com fotojornalismo na imprensa italiana e com o tempo se estabeleceu no espaço da fotografia documental, com ênfase nos ambientes mais afastados dos centros urbanos. Ao Podcast Rio Bravo, além de resgatar a sua trajetória profissional e comentar algumas de suas coberturas especiais, Lalo de Almeida apresenta um depoimento impressionante a propósito da série Pantanal em Chamas, que, na semana passada, venceu a categoria Meio Ambiente da World Press Photo, a mais prestigiosa premiação de fotojornalismo do mundo.

  • Podcast 641 – Denise Aguiar Alvarez: “Queremos ressignificar os espaços escolares”

    16/04/2021 Duração: 21min

    Os muitos desafios da educação pública no Brasil são discutidos nesta edição do Podcast Rio Bravo. Para falar a respeito desse tema, nossa convidada é Denise Aguiar Alvarez, Diretora-adjunta da Fundação Bradesco, instituição que, há mais de seis décadas, está comprometida em promover a inclusão e o desenvolvimento social, levando educação de qualidade para as regiões socioeconomicamente desfavorecidas do Brasil. Na entrevista, Denise Alvarez cita a importância da participação das famílias no processo de aprendizagem e comenta o processo de ressignificação dos espaços escolares. Qual será o perfil da escola do futuro? Professores e alunos ainda vão desempenhar os mesmos papéis de sempre? A resposta, no podcast logo a seguir.

  • Podcast 640 – Ana Claudia Atchabahian: Por mais diversidade (e mais vantagem competitiva)

    09/04/2021 Duração: 24min

    Nas últimas décadas, as discussões sobre a implementação de parâmetros de diversidade corporativa têm frequentado tanto o mercado financeiro quanto o mercado de capitais. Mais recentemente, inclusive, algumas empresas têm se posicionado a respeito do tema, fazendo da diversidade um dos eixos de maior atração do assunto ESG no debate público. Nesta semana, a Rio Bravo postou no seu site a publicação Fronteiras, que sempre traz uma leitura atenta para questões pertinentes, cuja ênfase foi sobre a questão da diversidade e gênero. Nesta edição do nosso Podcast, conversamos com Ana Claudia Atchabahian, doutora e mestre em direito internacional pela PUC-SP, professora do Mackenzie e uma das autoras do texto do Fronteiras. Antes de comentar a importância da diversidade no mundo corporativo, Ana Claudia fala conosco a respeito da relação entre direitos humanos e empresas.

  • Podcast 639 – Vinicius Sousa: “As assinaturas eletrônicas garantem mais eficiência para as empresas”

    01/04/2021 Duração: 20min

    Em meio a tantas mudanças provocadas pela pandemia, é correto afirmar que algumas transformações foram até mesmo aceleradas, como é o caso dos produtos relacionados à identificação digital e à segurança digital. O caso da Soluti é exemplar nesse sentido. Só em 2020 foram quase 2 milhões de Certificados Digitais emitidos, num crescimento de 43%, quando comparado ao ano anterior. O motivo para tanto não é difícil de entender: o uso da assinatura digital se tornou elementar para o encaminhamento de transações em diversos segmentos, incluído aqui o setor da saúde. Na entrevista que concede ao Podcast Rio Bravo, Vinicius Sousa, CEO da Soluti, fala a respeito da performance da empresa, das características do setor e comenta o que sido feito para mitigar os efeitos da pandemia em áreas que, de algum modo, dependem da certificação digital.

  • Podcast 638 – Thomas Conti: Os bastidores da carta aberta que exige esforços no combate à pandemia

    26/03/2021 Duração: 21min

    No texto “O país exige respeito; a vida necessita da Boa Ciência e do Bom governo”, divulgado na última semana e que vem sendo debatido por lideranças políticas e econômicas do Brasil, nota-se um elemento que anda em falta neste país que está dilacerado com os mais de 300 mil mortos pela COVID-19. Há um consenso em torno de uma agenda comum. Na entrevista que concede ao Podcast Rio Bravo desta semana, Thomas Conti – economista, professor do Insper e um dos redatores da “Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia” – fala das motivações e dos bastidores da elaboração do texto, bem como analisa o posicionamento do presidente da República em face da repercussão da carta.

  • Podcast 637 – Hamilton Varela: “A única solução efetiva é a vacinação em massa”

    19/03/2021 Duração: 21min

    A pandemia chega ao ano 2 e o Brasil se encontra numa posição muito mais grave e dramática do que em 2020. Motivos não faltam: falha na comunicação preventiva; ausência de políticas coordenadas; e até mesmo carência de liderança que dê o exemplo. Ao mesmo tempo, surge uma luz no fim do túnel: a vacina já está disponível, ainda que, no nosso país, a imunização esteja aquém do esperado. Para falar a respeito deste momento difícil, com uma perspectiva a um só tempo científica e sensível, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é o pesquisador Hamilton Varella, PhD no Instituto Max Planck (Berlim) e professor titular do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e seu atual vice-diretor.

  • Podcast 636 – Deives Rezende Filho: Por que os CEOs precisam se engajar em prol da diversidade

    12/03/2021 Duração: 18min

    Neste episódio do Podcast Rio Bravo, nosso convidado é Deives Rezende Filho, executivo com larga experiência no mercado financeiro e que, nos últimos tempos, tem se dedicado a temas como diversidade e inclusão nas empresas. Na entrevista que concede ao nosso Podcast, Deives comenta a importância da agenda inclusiva para além das tendências de momento e alerta para a necessidade de os executivos das empresas se envolverem na busca por profissionais que representem, de fato, a diversidade. Deives Rezende observa, nesse sentido, que não é função do RH ir até as universidades e buscar diversidade; é obrigação do CEO e do CFO sair do ar-condicionado e encontrar pessoas, de todas as origens, que estão aptas para entrar nas empresas.

  • Podcast 635 – Patrícia Melo: “As mulheres morrem como moscas na sociedade brasileira”

    05/03/2021 Duração: 16min

    A obra da escritora Patrícia Melo sempre buscou tratar das questões relacionadas à violência urbana no Brasil. Só que em “Mulheres Empilhadas” (Editora Leya, 2019), que é o seu livro mais recente, a escritora se volta para um fenômeno que tem se espalhado como uma epidemia no nosso país. A violência contra a mulher. Na entrevista que concede ao Podcast Rio Bravo, Patrícia conta por que é que decidiu escrever esse livro e ressalta como o enfrentamento do feminicídio passa pela conscientização de homens e de mulheres. “Por dia, são três as mulheres vítimas de feminicídio; a cada oito minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. Não dá para falar sobre a realidade da mulher brasileira sem falar sobre feminicídio”, diz Patrícia Melo. Este é o nosso episódio especial dedicado ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

  • Podcast 634 – Flávia Mello: “As mulheres fundadoras são negligenciadas pelo investidor tradicional”

    26/02/2021 Duração: 33min

    No episódio desta semana do Podcast Rio Bravo, nossa convidada é Flavia Mello, que, depois de anos trabalhando em gigantes da tecnologia, como Facebook e Uber, agora é uma anjo-investidora. Na verdade, como revela na entrevista que concedeu ao nosso Podcast, Flavia tomou essa decisão não apenas pela vontade de impactar empreendedoras no Brasil, mas, também, porque conseguiu aliar propósito a uma dinâmica de negócios. Nesse sentido, Flávia explica por que o dinheiro, para algumas empreendedoras, pode por ter mais valor.

  • Podcast 633 – Nelson de Souza: “O Desenvolve SP é o BNDES do estado de São Paulo”

    19/02/2021 Duração: 25min

    A crise que se instalou no país desde que, infelizmente, a pandemia passou a fazer parte do nosso cotidiano tem, como componente mais dramático, a morte milhares de brasileiros e brasileiras. Afora isso, esse cenário tem se agravado com a crise econômica, consequência direta da pandemia, sobretudo para alguns setores decisivos para a vida econômica nacional. Nesse sentido, o papel desempenhado pelo Desenvolve SP tem chamado bastante atenção. Nas palavras de Nelson de Sousa, presidente da instituição e nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo, “o Desenvolve SP é o BNDES do estado de São Paulo”. Mas como é que esse banco tem agido no sentido de mitigar o impacto da pandemia ao longo dos últimos meses? Essa e outras perguntas são respondidas na entrevista que você ouve logo a seguir.

  • Podcast 632 – Luiz Adaime: Como os créditos de carbono podem trazer ganhos econômicos para o país

    12/02/2021 Duração: 23min

    O impacto que as mudanças climáticas têm provocado no nosso cotidiano é um fato incontestável. Vale a pena observar, a propósito disso, que esse impacto também é sentido pelas empresas: as companhias têm mudado seu comportamento não apenas por conta de uma vantagem competitiva, mas também por conta da forte pressão que vem sendo exercida pela sociedade civil. E esse é um cenário propício para o mercado de créditos de carbono. Para falar de como esse tema faz parte de todo um contexto mais amplo no mundo dos negócios, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é Luiz Adaime, CEO da Moss, uma trading company de crédito de carbono. Nas palavras do executivo: "O Brasil tem metade das reservas de carbono do mundo. Se o Brasil certificar um bilhão e meio por ano, e tem todo esse potencial porque a demanda está explodindo globalmente, ao preço médio de 40 dólares, nós estamos falando de 60 bilhões de dólares (por ano) a mais para as exportações brasileiras --- isso representaria crescimento do PIB de 4%"

  • Podcast 631 – Eduardo Barella: Pacaembu: entre o passado e o futuro

    05/02/2021 Duração: 21min

    Ícone dos paulistanos e uma das referências da arquitetura brasileira, o estádio do Pacaembu está, desde janeiro do ano passado, sob nova direção. Atualmente, cabe à concessionária Allegra Pacaembu a administração do equipamento. No Podcast Rio Bravo de hoje, nosso convidado é Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, que fala conosco sobre os planos para a modernização do complexo esportivo e também sobre os desafios que tem enfrentado para alcançar esse objetivo. “O Pacaembu será uma plataforma de conteúdo e será um projeto sem precedentes no Brasil. Esse tipo de equipamento veio para ficar”, ressalta o entrevistado. Como negócio, Barella afirma: “À medida que tivermos mais projetos, será um filão a ser explorado não só pelos empreendedores, mas também pelos investidores financeiros”.

  • Podcast 630 – Fausto Godoy: As relações Brasil e China (para além da polêmica da vacina)

    29/01/2021 Duração: 26min

    Uma das características que marcam o século XXI no âmbito das relações internacionais é o fato de que a China se tornou um dos principais parceiros estratégicos do Brasil. E as relações entre Brasil e China são tão importantes que ultrapassam a até mesmo recente polêmica em torno dos insumos da vacina. Esse episódio, aliás, chamou atenção pela reação contundente do governo chinês, numa escalada retórica pouco comum em se tratando da linguagem da diplomacia. Até que ponto esse ruído com a China pode provocar abalos na posição que o Brasil ocupa no momento? Para falar a respeito desse tema, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é o diplomata Fausto Martha Godoy, professor da ESPM.

  • Podcast 629 – Maria Hermínia Tavares: Trump, Bolsonaro e os riscos da desconfiança na democracia

    22/01/2021 Duração: 22min

    O dia seis de janeiro de 2021 ficará marcado nos livros de história como a data em que algo se quebrou. A invasão do Capitólio em Washington, capital dos Estados Unidos, mereceu mais do que notas de repúdio. Na verdade, tem motivado reflexão e comentário de especialistas no sentido de interpretar o que aconteceu ali. Em um artigo recente publicado na “Folha de S.Paulo”, Maria Hermínia Tavares, professora titular de ciência política da Universidade de São Paulo, escreveu sobre o perigo de insuflar a desconfiança no mecanismo democrático. Neste episódio do Podcast Rio Bravo, Maria Hermínia Tavares fala a respeito desse tema e comenta as consequências da radicalização nos Estados Unidos e os paralelos possíveis com o Brasil. E ao comentar o clamor de impeachment, que ao longo da semana tem aparecido nos principais jornais do país, a entrevistada afirma: “o discurso do impeachment é legítimo, mas, neste momento, eu não creio que possa vingar”

  • Podcast 628 – William Deresiewicz: Precisamos falar sobre meritocracia

    15/01/2021 Duração: 17min

    A meritocracia funciona? Durante muito tempo, o argumento pró-meritocracia não apenas se estabeleceu como fundamento para as sociedades mais justas e democráticas, como, também, foi um dos princípios norteadores para que as pessoas buscassem se aprimorar, sobretudo no âmbito profissional, a fim de que alcançassem melhores condições de trabalho e reconhecimento pelo que realizaram. De uns anos para cá, no entanto, tem existido verdadeira preocupação com os limites da meritocracia. Afinal, será que determinados processos podem ser classificados como meritocráticos? Para falar a respeito do tema, nosso convidado de hoje é William Deresiewicz , autor do livro “Excelent Sheep: the miseducation of the american elite and the way to a meaninful life”. Deresiewicz é um dos críticos mais contundentes da meritocracia e na entrevista a seguir comenta como essa ideologia pode contaminar até mesmo o ambiente cultural e político em que vivemos. A entrevista está em inglês.

página 1 de 12