Podcast Rio Bravo

Informações:

Sinopse

O Podcast Rio Bravo, no ar desde 2007, é uma entrevista semanal com CEOs, economistas, pensadores e empreendedores. Oferecemos a nossos clientes e subscribers discussões inteligentes sobre notícias, ideias, negócios e economia.A Rio Bravo trabalha para que seus clientes obtenham retornos consistentes de longo prazo em seus diversos investimentos.O Podcast Rio Bravo é produzido pelo jornalista Fabio Cardoso, e você pode ouvi-lo onde quiser: no SoundCloud, no iTunes, no Facebook da Rio Bravo e em http://www.podcastriobravo.com.br Conheça também o http://www.olharobliquo.com.br, nosso blog de economia

Episódios

  • Podcast 443 – Paulo Mayon - Dos desafios do setor às oportunidades do mercado livre de energia

    Podcast 443 – Paulo Mayon - Dos desafios do setor às oportunidades do mercado livre de energia

    29/06/2017 Duração: 24min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paulo Mayon, sócio-fundador da Compass Energia. Fundada em 2009, a Compass se destaca pela oferta de produtos diferenciados que permitem melhor gestão de risco de um portfólio para o setor elétrico. Agora em 2017, à espera de uma possível reforma desse setor, a empresa também tem se pautado pela identificação de oportunidades para enfrentar os obstáculos de um cenário de recuperação, sobretudo a partir do Preço de Liquidação das Diferenças, ou PLD. Na entrevista, além de destacar os principais desafios do setor elétrico, Paulo Mayon ressalta a importância do avanço do mercado livre de energia para a economia brasileira. “Com mais competição na oferta e com mais gente disposta a tomar risco para oferecer ao consumidor algo mais ajustado à necessidade dele, eu acho que a economia toda vai se beneficiar”. Entrevista gravada em 21 de junho de 2017.

  • Podcast 442 – Allan Paioitti – Sobre o GuardeAqui e o negócio de self-storage

    Podcast 442 – Allan Paioitti – Sobre o GuardeAqui e o negócio de self-storage

    23/06/2017 Duração: 28min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Allan Paiotti, CEO do GuardeAqui. Maior empresa de locação de espaços para auto-armazenagem (self-storage) no Brasil, o GuardeAqui se estabeleceu em 2005 e, desde então, tem avançado no segmento do qual é líder, articulando as melhores práticas de fora do país ao mesmo tempo em que se ajusta às condições turbulentas da economia brasileira em 2017. Na entrevista, Paiotti fala sobre as características do negócio de self-storage, que, no Brasil, ainda é uma novidade, a despeito do fato de estar bem desenvolvida no mercado norte-americano há mais de 40 anos. “Nos últimos cinco anos, o GuardeAqui tem feito um processo de expansão acelerada, mas com muita atenção na conceituação e na apresentação do produto”. Ao comentar a respeito do impacto da crise para o GuardeAqui, Allan Paiotti ressalta a resiliência do negócio de self-storage: “O que nós aprendemos é que as pessoas precisam de espaço na alegria e na tristeza”. Entrevista gravada em 21 de junho de 2017.

  • Podcast 441 – Alejandro Padrón – Os resultados do PIB e a importância da agropecuária

    Podcast 441 – Alejandro Padrón – Os resultados do PIB e a importância da agropecuária

    16/06/2017 Duração: 16min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Alejandro Padrón, um dos sócios da 4E Consultoria. Na entrevista, Padrón fala a respeito dos resultados do primeiro trimestre do PIB, que apresentam uma fotografia da economia brasileira em 2017. De acordo com o entrevistado, apesar do aumento da participação do segmento dos serviços, é a agropecuária que tem puxado para cima o desempenho não apenas o Centro-Oeste, como também a região Sul do país. “Os resultados do primeiro trimestre deste ano estão em linha com a distribuição agropecuária do Brasil”, comenta Padrón. Na avaliação do economista, é preciso ressaltar que os segmentos da indústria e de serviços também são movimentados a partir do agronegócio. Entrevista gravada em 14 de junho de 2017.

  • Podcast 440 – Carlos Rittl – Os EUA, o Acordo de Paris e os riscos para a sustentabilidade ambiental

    Podcast 440 – Carlos Rittl – Os EUA, o Acordo de Paris e os riscos para a sustentabilidade ambiental

    09/06/2017 Duração: 27min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima. Na entrevista, Rittl fala sobre a recente decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, que, cumprindo uma promessa de campanha, decidiu pela retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, a decisão do presidente norte-americano não somente vai de encontro à temática da sustentabilidade, mas, também está na contramão da história. “A substituição de fontes fosseis por energias renováveis não é só uma tendência, mas uma realidade no mundo inteiro”. Para Carlos Rittl, o Brasil, em especial o segmento do agronegócio, tem de ficar atento com os eventuais retrocessos no tocante às conquistas relacionadas à sustentabilidade. Para um mercado exigente como o europeu, por exemplo, não interessa consumir produtos que estejam relacionados com a destruição florestal, comenta Rittl. Entrevista gravada em 09 de junho de 2017.

  • Podcast 439 – Valentim Gentil Filho – O impasse para o tratamento de transtornos mentais no Brasil

    Podcast 439 – Valentim Gentil Filho – O impasse para o tratamento de transtornos mentais no Brasil

    02/06/2017 Duração: 33min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Valentim Gentil Filho, médico PhD pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres e professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Valentim Gentil fala a respeito da questão da saúde mental, abordando, ainda, a polêmica em torno da internação compulsória de pessoas em situação de rua na região da Cracolândia em São Paulo. Na avaliação do professor da USP, boa parte desse debate ainda se baseia em uma leitura euromarxista do tratamento de saúde mental. De acordo com essa corrente de pensamento, as doenças mentais podem ser explicadas por questões de natureza sociológica. “Existe hoje uma enorme omissão de socorro, pois o Brasil fechou 85% dos leitos psiquiátricos até então existentes. Assim, o paciente que está na Cracolândia com um surto psicótico não tem para onde ser levado”, diz o especialista. Para Valentim Gentil Filho, é preciso levar em consideração que essa discussão, sobretudo em relaçã

  • Podcast 438 – Diego Escosteguy – A crise política e o fator Lava Jato

    Podcast 438 – Diego Escosteguy – A crise política e o fator Lava Jato

    26/05/2017 Duração: 33min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Diego Escosteguy, editor-chefe da revista Época. Há pouco mais de um ano, nós entrevistávamos Diego Escosteguy (em inglês) para falar a respeito do processo de impeachment que acabara de ser aprovado na Câmara dos Deputados. De abril de 2016 a maio de 2017, no entanto, a crise política não deu trégua. E nas últimas semanas, com um cenário cada vez mais tenso, um fator não parece ter sido alterado nesse xadrez político: o peso da Operação Lava-Jato. Recentemente, o conceituado programa norte-americano “60 Minutes” fez uma reportagem a respeito da Lava Jato, dizendo que a Operação era maior até mesmo do que Watergate, o escândalo que fez com que o presidente Richard Nixon renunciasse ao cargo em agosto de 1974. Além de analisar os desdobramentos do impasse político, Diego Escosteguy também destaca o papel do jornalismo político na cobertura da crise: “De um modo geral, a imprensa tem conseguido levar para o seu público a versão mais aproximada dos

  • Podcast 437 – Angela Hirata – A iniciativa da Japan House: da arte para os negócios

    Podcast 437 – Angela Hirata – A iniciativa da Japan House: da arte para os negócios

    19/05/2017 Duração: 20min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Angela Hirata, presidente da Japan House, o espaço cultural que tem atraído a atenção de um público maciço desde a sua inauguração no início do mês de maio de 2017. Na entrevista, além de falar sobre das exposições de arte, da biblioteca e da área reservada para a divulgação de aspectos da cultura japonesa contemporânea, Angela Hirata comenta que a Japan House pretende articular investimentos de empresas japonesas para o Brasil e para a América Latina. “A partir da arte, sempre vai existir algo que chame a atenção das pessoas, e junto com isso naturalmente negócios são estabelecidos”. A princípio, a Japan House conta com apoio do governo japonês, mas nos próximos anos, segundo afirma a presidente da instituição, a iniciativa terá de caminhar sozinha.

  • Podcast 436 – Andrew Downie – A história do Doutor Sócrates, para além dos campos de futebol

    Podcast 436 – Andrew Downie – A história do Doutor Sócrates, para além dos campos de futebol

    12/05/2017 Duração: 23min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Andrew Downie, jornalista e autor da recém-lançada biografia “Doctor Socrates: Footballer, Philosopher, Legend”. Na entrevista, Downie fala de seu interesse pelo tema, que tem a ver com a admiração pela Seleção Brasileira de 1982, e de seu objetivo ao escrever o livro: mostrar quem foi Sócrates, jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira, além das quatro linhas. Com isso, ao resgatar a trajetória do jogador, Downie relata que foi com o decorrer do tempo que Sócrates passou a se engajar com as questões políticas de sua época, como as Diretas Já e a Democracia Corintiana, dois temas com os quais o jogador se tornaria para sempre identificado. Afora isso, o jornalista compara a posição de Sócrates com os jogadores atuais. “Hoje em dia, não existem jogadores de futebol que se posicionam sobre as questões relevantes de sua geração como ele fazia. Para Sócrates, jogar futebol era um ato político”. Entrevista gravada em 03 de maio de 2017.

  • Podcast 435 – Mauro De Marchi – A estratégia da Sodexo: aposta na inovação

    Podcast 435 – Mauro De Marchi – A estratégia da Sodexo: aposta na inovação

    05/05/2017 Duração: 17min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Mauro de Marchi, presidente da operação brasileira da Sodexo Serviços. Na entrevista, Marchi fala sobre a importância da inovação para a empresa conquistar novos portfólios em um cenário de recuperação econômica lenta. Para o executivo, trata-se de um movimento que se baseia na necessidade dos clientes da Sodexo, que têm buscado a companhia para aprimorar a sua performance. Nesse sentido, o presidente da Sodexo destaca o investimento em cozinhas inteligentes, que, entre outras vantagens, prometem reduzir o risco de acidentes de trabalho, por exemplo. Sobre a expectativa para desempenho em 2017, Mauro de Marchi reforça o voto de que a empresa pretende faturar 7% a mais neste ano: “Quando definimos esse número, nós entendíamos que era um crescimento ousado, sabendo que 2017 seria um ano difícil, mas, pela fotografia do mês de maio, estamos bem próximos de alcançar essa meta”. Entrevista gravada em 05 de maio de 2017.

  • Podcast 434 – Christian Lohbauer – As eleições na França e o desafio europeu contra o radicalismo

    Podcast 434 – Christian Lohbauer – As eleições na França e o desafio europeu contra o radicalismo

    28/04/2017 Duração: 20min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Christian Lohbauer, cientista político e membro do Grupo de Análise e Conjuntura Internacional da USP. Na entrevista, Lohbauer comenta as eleições na França, que, agora no segundo turno, colocam frente a frente os candidatos Emmanoel Macron, do movimento Em Marcha, e Marine Le Pen, do partido Frente Nacional. O entrevistado observa que a França vive um momento de forte instabilidade política em decorrência de uma conjunção de fatores, com destaque para baixa performance econômica dos países europeus de um modo geral. “Existe uma relação direta entre a disponibilidade do trabalho e o crescimento da popularidade de partidos mais radicais”. Outro fator que explica a opção por uma agenda mais radical é o “déficit democrático”, ou: a ideia de que as decisões de Bruxelas, sede do Parlamento Europeu, não estão vinculadas ao dia-a-dia do cidadão comum. Apesar de todos esses componentes, Christian Lohbauer descarta a vitória de Marine Le Pen, mas ressalta que, uma vez

  • Podcast 433 – Daniel Bedoya – A Cabify e as novas soluções para mobilidade urbana

    Podcast 433 – Daniel Bedoya – A Cabify e as novas soluções para mobilidade urbana

    20/04/2017 Duração: 22min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Daniel Bedoya, diretor-geral da Cabify no Brasil. Embora não tenha sido a empresa pioneira em apresentar alternativas para mobilidade urbana no Brasil, a Cabify anunciou recentemente o investimento de 200 milhões de dólares no país em 2017. Na avaliação de Daniel Bedoya, o aporte tem a ver com a maneira como a empresa percebe a importância da operação brasileira: “Atualmente, o Brasil está em destaque em relação aos outros países, e o investimento tem a ver com a confiança e o apetite que a empresa tem para com o mercado brasileiro”. Na entrevista, o diretor-geral da Cabify comentou, ainda, o fator da regulação, um dos pontos determinantes para que a empresa pudesse ingressar no país. “Na Cabify, nós sempre trabalhamos acompanhando o modelo regulatório; além disso, no caso do Brasil, nós decidimos ajudar no processo de regulação”. A propósito disso, Daniel Bedoya criticou o projeto federal de regulação tal qual foi aprovado em plenário na Câmara dos Deputados

  • Podcast 432 – Cadão Volpato – O Centro Cultural São Paulo e os desafios da gestão do espaço público

    Podcast 432 – Cadão Volpato – O Centro Cultural São Paulo e os desafios da gestão do espaço público

    13/04/2017 Duração: 23min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Cadão Volpato, que atualmente é diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Um dos principais equipamentos culturais da capital paulista, o CCSP abriga manifestações artísticas de diversas áreas, dando lugar ao trabalho de músicos, escritores, cineastas e dramaturgos, sem mencionar o amplo acervo de livros, discos e até mesmo de gibis que a biblioteca pública possui. Na entrevista, Volpato fala dos desafios à frente do Centro Cultural São Paulo, ressaltando a importância da criatividade para enfrentar o cenário dinâmico de um orçamento público mais enxuto. “Tudo o que tenho feito aqui é pensado em termos modestos no tocante ao dinheiro, mas é sempre pensado com arrojo. Eu não vou pensar pequeno porque tenho verbas pequenas; eu penso grande.”. Ao enfatizar o compromisso com a manutenção do CCSP como espaço cultural relevante, Cadão Volpato afirma que não é possível abrir mão da qualidade: “Não dá para baixar o nível. É preciso subir o nível, pois é assim que

  • Podcast 431 – Paulo Silveira – Sobre a Caelum e a aprendizagem baseada em projetos

    Podcast 431 – Paulo Silveira – Sobre a Caelum e a aprendizagem baseada em projetos

    07/04/2017 Duração: 22min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paulo Silveira, fundador e diretor da Caelum. Com a proposta de oferecer cursos voltados para a área de desenvolvimento e tecnologia, a Caelum é a empresa de educação que tem amplo reconhecimento junto aos desenvolvedores, além de ser uma colaboradora atuante no mercado de tecnologia da informação. Em relação aos cursos, oferecidos na modalidade presencial e online, a Caelum se destaca por se pautar por uma metodologia ativa baseada na resolução de problemas, buscando dar conta, nesse sentido, tanto das necessidades do mercado de trabalho quanto da curiosidade dos alunos. Na entrevista, Paulo Silveira fala, entre outros pontos, das origens da Caelum e de como a empresa se posiciona para estar atenta às últimas tendências do mercado: “De fato, uma das principais barreiras para o ensino presencial é tentar se adaptar para essa quantidade enorme de novidades que aparecem por aí. É justamente nesse quesito que o ensino online tem suas vantagens para a empresa que

  • Podcast 430 – Thomaz Srougi – O Dr. Consulta e um novo modelo de gestão para a área da saúde

    Podcast 430 – Thomaz Srougi – O Dr. Consulta e um novo modelo de gestão para a área da saúde

    31/03/2017 Duração: 18min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Thomaz Srougi, fundador e CEO do Dr Consulta. Fundada em 2011, a rede de centros médicos Dr Consulta possibilita atendimento e exames para as famílias que não têm acesso adequado ao sistema de saúde. Na entrevista, Srougi fala a a respeito da trajetória da empresa, que iniciou suas atividades na comunidade de Heliópolis, na capital paulista, e desde então sempre concentrou suas operações em resolver problemas de saúde. “Logo no início, nós tivemos que aprender a ser resolutivo num custo muito baixo senão o modelo não ‘voava’”, diz Srougi. Nesse sentido, o executivo entende que, do ponto de vista tecnológico, o Dr Consulta possui soluções que poderiam ser úteis para o setor público, tanto para aprimorar os atendimentos (com a redução de filas) quanto com a transparência de dados e de informações. Entrevista gravada em 30 de março de 2017.

  • Podcast 429 – Jorge Takla – As artes cênicas e a preferência pela qualidade

    Podcast 429 – Jorge Takla – As artes cênicas e a preferência pela qualidade

    24/03/2017 Duração: 24min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Jorge Takla, um dos principais nomes das artes cênicas no Brasil. Na entrevista, Takla fala a respeito de sua trajetória profissional, que começou quando morava na França, onde estudou artes dramáticas, passando pelo trabalho como ator, nos Estados Unidos, até consolidar sua carreira como diretor e produtor no Brasil. “Eu não me achava um bom ator; acho que a minha vocação era a arte cênica em geral”, comenta Takla. O entrevistado destaca, ainda, as dificuldades enfrentadas para produzir teatro no Brasil, além de ressaltar que o seu trabalho é pautado pela busca incessante da excelência tanto na concepção como na realização dos espetáculos – segundo ele, o público tampouco abre mão desse quesito. Jorge Takla ainda acrescenta: “Se o texto não me estimula ou não me emociona, não adianta que não vai sair bom. A minha preferência é a qualidade”.

  • Podcast 428 – Steven Huot – Sobre a Blizzard e a experiência interativa dos games

    Podcast 428 – Steven Huot – Sobre a Blizzard e a experiência interativa dos games

    17/03/2017 Duração: 26min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Steven Huot diretor-geral da Blizzard para a América Latina. Com sede na Califórnia, a Blizzard é uma das principais empresas de desenvolvimento de software para entretenimento do disputado mercado internacional de games. No Brasil, entre os destaques da Blizzard estão o World of Warcraft e o Overwatch, jogos que fazem a cabeça e conquistam a atenção do gamers brasileiros. Na entrevista, o executivo fala a respeito da importância do mercado brasileiro para a Blizzard – segundo ele, o público brasileiro é o mais conectado da América Latina. Afora isso, Steven Huot destaca o quanto a experiência dos jogos tem feito com que brasileiros de todas as idades estejam engajados de uma forma, até certo ponto, inédita. “Em comparação ao hábito de assistir TV, por exemplo, a experiência dos games é muito mais interativa”, afirma o executivo. O Podcast foi gravado via Skype e está em inglês.

  • Podcast 427 – Marcos Fernandes – “As empresas precisam ter políticas reais e efetivas de compliance”

    Podcast 427 – Marcos Fernandes – “As empresas precisam ter políticas reais e efetivas de compliance”

    10/03/2017 Duração: 24min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marcos Fernandes Gonçalves, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Na entrevista, Fernandes fala a respeito da Declaração de Brasília Sobre a Cooperação Internacional Contra a Corrupção, acordo que prevê a formação de equipes de investigação que trabalhem em conjunto com o objetivo de desmantelar esquemas de corrupção internacional. Além de analisar os pilares que sustentam essa iniciativa, o entrevistado comenta a importância das políticas de compliance como estratégia de controle da corrupção, pensando no “day after” da Operação Lava Jato. “As empresas precisam ter políticas de compliance não só como estratégia de sobrevivência, mas também como oportunidade para agregar valor à sua marca”. Marcos Fernandes Gonçalves é autor, entre outros, do livro “Ética e Economia” (Ed. Campus Elsevier) e um estudioso do tema corrupção e políticas públicas.

  • Podcast 426 – Roberto Ribeiro da Cruz – A estratégia da Pixeon: tecnologia para a área da saúde

    Podcast 426 – Roberto Ribeiro da Cruz – A estratégia da Pixeon: tecnologia para a área da saúde

    03/03/2017 Duração: 17min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon, uma das maiores empresas nacionais de tecnologia para saúde. Além de falar dos produtos oferecidos pela companhia, o executivo destaca como o investimento em software para a área da saúde tornou-se um dos principais ativos para laboratórios e hospitais, públicos e privados, no sentido de aprimorar o cuidado junto aos pacientes. “Conseguimos não só ajudar na otimização dos resultados, mas, também, notamos que a qualidade do atendimento melhora muito”. No ano de 2016, a Pixeon se consolidou no mercado nacional com a aquisição de uma empresa concorrente no país e agora avança para o mercado latino-americano começando com o investimento na Argentina. “A nossa expectativa para os próximos dois anos é estabelecer essa presença em outros países da região”.

  • Podcast 425 – Lucas Ferraz – Uma análise da (nova) conjuntura do comércio internacional

    Podcast 425 – Lucas Ferraz – Uma análise da (nova) conjuntura do comércio internacional

    24/02/2017 Duração: 21min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Lucas Ferraz, coordenador do Centro de Estudos de Comércio Global e Investimento da Fundação Getúlio Vargas. O início de 2017 tem sido marcado por um rearranjo de forças na conjuntura internacional, em especial para os países que participam do concerto da globalização. Na entrevista, Lucas Ferraz destaca, entre outros pontos, como o Mercosul tenta se viabilizar nesse novo contexto, buscando uma inserção na lógica do comércio global com um acordo com a União Europeia. Além disso, o entrevistado analisa as consequências para o Brasil caso uma agenda protecionista seja levada adiante pelos Estados Unidos. “Numa eventual guerra comercial entre Estados Unidos e China, nós conseguimos algum espaço no mercado americano e algum espaço no mercado chinês”. Entrevista gravada em 23 de fevereiro de 2017.

  • 424 – Luís Ricardo Martins – A previdência privada pode ser uma solução para o problema econômico

    424 – Luís Ricardo Martins – A previdência privada pode ser uma solução para o problema econômico

    17/02/2017 Duração: 25min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luís Ricardo Martins, presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Na entrevista, Martins ressalta a necessidade da reforma da previdência, um dos principais temas em discussão atualmente no Congresso Nacional, além de destacar os pontos mais importantes da previdência complementar. Nas palavras do presidente da Abrapp: “O regime geral não proverá todas as necessidades do trabalhador. Assim, a previdência privada pode ser uma solução para o problema previdenciário e também ser uma solução para o problema econômico brasileiro”. Eleito em dezembro de 2016 para a presidência da Abrapp, Luís Ricardo Martins fala, ainda, do desafio de reunir o apoio de diferentes segmentos da entidade, como fundos de empresas privadas, estatais, pequenas e grandes fundações. “Nas ideias macro, nós acreditamos que aquilo que nós estamos defendendo vai atender o segmento como um todo”. Entrevista gravada em 13 de fevereiro de 2017.

página 1 de 12