Escola Da Vida - Mario Sergio Cortella

Sinopse

Uma conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

Episódios

  • Desconfiança em relação à vacina chinesa não contribui, apenas perturba

    Desconfiança em relação à vacina chinesa não contribui, 'apenas perturba'

    22/10/2020 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella diz que desconfiar de algo que vem de fora e não tem comprovação é sempre bom, mas, nesse momento, 'faz uma onda imensa em torno de algo que precisa ser visto com mais seriedade'. Segundo o professor, a discussão precisa ser mais bem balizada. Se não, é apenas xenofobia.

  • A liberdade consiste em poder fazer o que não prejudica outrem

    'A liberdade consiste em poder fazer o que não prejudica outrem'

    20/10/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra da frase que consta na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que inspirou a Revolução Francesa, para dizer que a liberdade 'está muito ligada ao modo como nos relacionamos com as pessoas'. Ele explica que 'há uma colisão' nesse conceito se essa liberdade individual causar algum dano ao outro, e isso se aplica, por exemplo, na questão de tomar ou não a vacina contra a Covid-19.

  • Os professores e a missão de partilhar a vida e o conhecimento

    Os professores e a missão de partilhar a vida e o conhecimento

    15/10/2020 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella diz que, apesar das dificuldades e da falta de reconhecimento, a profissão é 'absolutamente imprescindível'. Para ele, não há nada mais gratificante do que ser reconhecido na rua e servir de inspiração para ex-alunos. 'Deixa a gente inchada de ternura' quando alguém diz que virou professor por nossa causa, confessa.

  • A Justiça não é imune a avaliação e julgamento

    'A Justiça não é imune a avaliação e julgamento'

    13/10/2020 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella avalia como inadequada a interpretação do STF sobre o caso do traficante André do Rap. Para o comentarista, a aplicação literal da lei precisa levar em conta a conveniência. 'Errar é uma possibilidade, e o mecanismo coletivo de correção desse erro é o debate', afirma.

  • Acolhimento de crianças na reabertura de escolas deve ser feito aos poucos

    Acolhimento de crianças na reabertura de escolas deve ser feito aos poucos

    08/10/2020 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella admite que a situação é complexa, porque não temos experiência anterior nesse sentido, mas é preciso haver algum tipo de aproximação entre alunos e professores, desde que sejam tomadas todas a medidas de precaução contra o coronavírus. 'Quando tudo é muito inédito, a gente vai pateando, desde que não tropece', afirma.

  • A arte serve para nos fazer livres e mais diretamente e deliberadamente participantes

    'A arte serve para nos fazer livres e mais diretamente e deliberadamente participantes'

    06/10/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella diz que espaços culturais como cinemas, museus e bibliotecas são tão importantes quanto fábricas, lojas e oficinas e que a falta deles é uma desvantagem para as cidades. 'A arte permite que a gente tenha uma consciência mais clara e uma capacidade de ultrapassar o mero viver', destaca o comentarista.

  • Cortella lembra que o quadro Escola da vida começou numa conversa de almoço

    Cortella lembra que o quadro 'Escola da vida' começou numa conversa de almoço

    01/10/2020 Duração: 07min

    Desde abril de 2012, foram mais de 800 diálogos com a âncora Fabíola Cidral, do CBN São Paulo. O quadro nasceu a partir da necessidade de reflexão sobre as grandes questões humanas e da cidade. 'É muito honroso estar nesse circuito', comemora o professor.

  • São Paulo é base da fertilidade de uns e da esterilidade de outros

    São Paulo é 'base da fertilidade' de uns e da 'esterilidade' de outros

    29/09/2020 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella avalia que a cidade trata de modo desigual as pessoas que produzem a riqueza dela. Enquanto muita gente consegue construir um 'mundo fértil' para sua trajetória, existem aqueles que sofrem com a 'esterilização' dos sonhos. 'Há uma desigualdade brutal que beira a ofensa social', afirma o professor.

  • A pandemia não deve suspender nossa atenção política

    'A pandemia não deve suspender nossa atenção política'

    24/09/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra que faltam apenas 51 dias para a eleição municipal, mas muita gente sequer parou para pensar nos candidatos. Ele destaca que é o futuro da cidade que está em jogo e, por isso, não dá para ficar 'distraído'.

  • Nossa relação com a natureza muitas vezes é amigável. Mas, em muitas outras, não é

    Nossa relação com a natureza muitas vezes é amigável. Mas, em muitas outras, não é

    17/09/2020 Duração: 05min

    Professor Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre a relação entre o homem e meio ambiente. Ele destaca que hoje estamos colhendo o resultado de nossas atividades. "Não há como ter uma ação sem consequências".

  • A importância do Setembro Amarelo

    A importância do Setembro Amarelo

    15/09/2020 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella afirma que o suicídio é multifatorial. Ele não tem uma única trilha de prevenção, mas não é por completo inevitável. É preciso dar atenção ao tema e apoie e oriente quem precisa.

  • Plebiscito é uma ferramenta poderosa da democracia

    Plebiscito é uma ferramenta poderosa da democracia

    10/09/2020 Duração: 04min

    Câmara de SP aprovou um plebiscito para definir o futuro do Minhocão. Professor Mario Sergio Cortella defende essa ferramenta, ainda muito pouco usada no Brasil.

  • Hoje é o dia mundial da alfabetização

    Hoje é o dia mundial da alfabetização

    08/09/2020 Duração: 03min

    Professor Mario Sergio Cortella fala sobre a data e destaca que quase 11 milhões de homens e mulheres com mais de 15 anos são analfabetos. Ele afirma que a alfabetização é uma forma de liberdade.

  • Não podemos fazer da discussão sobre o isolamento um debate de ódio

    Não podemos fazer da discussão sobre o isolamento um debate de ódio

    03/09/2020 Duração: 08min

    O embate entre os que defendem a necessidade de ficar em casa e os que já decidiram deixar a quarentena tomou as redes sociais. Para Mario Sergio Cortella, não é uma questão de julgar o comportamento do outros, mas é possível ser contrário, até porque, segundo ele, existem aglomerações que são desnecessárias nesse momento. 'O fato de haver aglomeração nos transportes não justifica que a gente se aglomere na praia ou num espaço de convivência', ressalta o comentarista.

  • A importância de Tarsila do Amaral para nossa história

    A importância de Tarsila do Amaral para nossa história

    01/09/2020 Duração: 04min

    No dia do nascimento da artista, Mario Sergio Cortella fala sobre a importância de Tarsila do Amaral e sobre o papel da arte em tempos de isolamento social. "A arte é algo que nos faz mais humanos".

  • Durante a pandemia, é tempo de mudanças?

    Durante a pandemia, é tempo de mudanças?

    27/08/2020 Duração: 05min

    Mário Sergio Cortella fala que as nossas mudanças se dão por beleza e medo. Comentarista destaca que o momento atual impulsiona mudanças.

  • Moradores em situação de rua no frio: o que temos a ver com isso?

    Moradores em situação de rua no frio: o que temos a ver com isso?

    25/08/2020 Duração: 05min

    Mário Sergio Cortella fala sobre a importância de doar e acolher pessoas em situações vulneráveis. Ele defende pegar aquilo que nos sobra e passar para quem, nesse momento, tem urgência.

  • Hoje é aniversário de Cora Coralina

    Hoje é aniversário de Cora Coralina

    20/08/2020 Duração: 03min

    Mário Sergio Cortella presta homenagem à escritora, que faleceu há 35 anos, e fala sobre a situação da educação das crianças no Brasil. Ele destaca os impactos da pandemia nas famílias vulneráveis, que pode resultar no sequestro da infância de várias crianças.

  • Proteção à vida exige amorosidade

    'Proteção à vida exige amorosidade'

    18/08/2020 Duração: 06min

    Mário Sergio Cortella fala sobre o caso da menina de 10 anos que foi estuprada e passou por um procedimento de interrupção da gravidez. Ele destaca que a manifestação para tentar impedir que o aborto fosse feito trouxe "uma série de circunstâncias desalmadas".

  • Nós não estamos em um ano perdido na educação escolar

    'Nós não estamos em um ano perdido na educação escolar'

    13/08/2020 Duração: 08min

    Mário Sergio Cortella conversa com Fabíola Cidral sobre as reinvenções que estão tendo que ocorrer durante a pandemia em relação à educação escolar. Eles destacam que, apesar do aprendizado ter sido prejudicado, é possível também ver alguns pontos positivos. "É uma situação muito ruim, mas não chega a ser desastrosa", diz o professor.

página 1 de 2

Informações: