Academia Cbn - Mario Sergio Cortella

Informações:

Sinopse

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Episódios

  • Não precisamos viver a morte antes da hora

    24/09/2021 Duração: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre término antecipado, a tensão procurada. Ele destaca que a nossa finitude é um fato, mas não precisa ser vivido de modo antecipado desnecessariamente. Não queremos o encerramento da nossa existência, mas não é necessário viver o inevitável antes da hora.

  • A verdade não tem nuances

    23/09/2021 Duração: 02min

    Professor Cortella reflete sobre a trilha direta; a direção correta. Mesmo que a verdade não seja compreendida do mesmo modo o tempo todo, ela precisa ter uma 'trilha direta', sem desvios. Sobre isso, o escritor espanhol Pío Baroja y Nessi já havia dito: 'a verdade, se existe, não pode ser exagerada; na verdade, não pode haver nuances'.

  • Tripé da Inovação

    23/09/2021 Duração: 27min

    CONTEÚDO DE MARCA - Com os desafios atuais do mercado de trabalho e as exigências para um profissional multidisciplinar, podemos afirmar que é quase impossível uma área específica da ciência – e do conhecimento como um todo – caminhar sem a contribuição de outras áreas. Neste segundo episódio do podcast 'Mauá, 60 anos à frente', o professor doutor Marcello Nitz fala sobre o Tripé da Inovação, isto é, a integração de Administração, Design e Engenharia.

  • A dubiedade sobre a mudança das estações do ano

    22/09/2021 Duração: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre expectativa dúbia, a marcha animada. Momentos em que a renovação das nossas percepções, convicções e desejos é muito mais densa. Como, por exemplo, quando alteramos a estação do ano.

  • Tema da liberdade é marcado por discursos enganosos

    21/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre discurso enganoso, o logro repetido. Algo que se anuncia, mas que, não necessariamente a pessoa que o faz tem crença naquilo. L. Borne escreveu: 'Nos nossos dias, os tiranos são os mais perigosos pregadores da liberdade'

  • A verdade vem à tona em algum momento

    20/09/2021 Duração: 02min

    Professor Cortella faz uma reflexão sobre a nitidez progressiva; a penumbra recusada. Em muitos momentos, tentamos compreender o que é verdadeiro e o que está por trás daquilo que é obscuro. Sobre isso, o filósofo Sêneca, nascido no Império Romano, escreveu: 'o tempo revela a verdade'.

  • Os hipócritas são como sepulcros caiados

    17/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre dissimulação indecente, o disfarce passageiro. Situações em que se busca dar um ar cosmético a uma circunstância, colocando do lado de fora algo que esconde o que pelo lado interno está.

  • Profissional Nexialista: conectando diferentes competências

    16/09/2021 Duração: 27min

    CONTEÚDO DE MARCA - Neste episódio, Renata Flores conversa com o professor doutor José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, sobre o profissional nexialista. Quem é ele, quais suas habilidades e como o Instituto Mauá desenvolve esse perfil em seus alunos.

  • Os efeitos desastrosos de uma mentira multiplicada

    16/09/2021 Duração: 02min

    Professor Cortella reflete sobre a mentira duplicada, o equívoco repartido. Quando algo tem um erro como um ponto inicial, a correção desse mesmo erro fica muito mais difícil. Sobre isso, o poeta inglês George Herbert escreveu: 'nunca vale a pena mentir: um erro que precise de uma mentira, acaba precisando de duas'.

  • Por que os políticos não são transparentes

    15/09/2021 Duração: 02min

    Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre entrega utilitária, o desnudamento parcial. Ele cita o político e pensador Philip Chesterfield, que um dia escreveu: 'Existem certas ocasiões em que um homem tem de revelar metade do seu segredo para manter oculto o resto'.

  • A dissimulação para esconder o vazio interior

    14/09/2021 Duração: 02min

    Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre presença ausente, o oco moral. Comentarista fala sobre pessoas que são marcadas por um vazio interior, com rarefação de boas ideias e boas virtudes. Não tendo o que apresentar, elas são ruidosas. Eric Hoffer um dia escreveu: 'as nossas maiores dissimulações são desenvolvidas não para esconder o que há de ruim e feio em nós, mas o nosso vazio. A coisa mais difícil de esconder é aquilo que não existe'.

  • A importância do trabalho honesto

    13/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre a ação honrada, o esforço relevante. Enquanto algumas pessoas têm a vida marcada pelo trabalho honesto, outras apenas simulam que trabalham, ou se aproveitam do que os outros fazem. A questão é assunto de uma obra de Hesíodo, poeta grego do século VIII antes de Cristo.

  • Obras, ações, trabalhos...esquecíveis

    10/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre expressão sucinta, a linguagem telegráfica. Cada vez mais, as obras são fragmentadas e esquecíveis.

  • Os danos provocados pelo conformismo

    09/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre conformismo danoso, a postura subserviente. A reflexão é sobre o conformismo que traz como consequência o dano.

  • Depressão em pessoas idosas

    08/09/2021 Duração: 28min

    CONTEÚDO DE MARCA - Talvez o sentimento de 'isolamento social' seja uma novidade para os mais jovens, mas, no caso dos idosos, foi uma realidade que teve desdobramentos como: sentimento de tristeza, solidão, irritabilidade e inutilidade. Neste sétimo episódio da série Saúde Mental é Real, apresentado pela Amil, a psicóloga Marilia Batarra, especialista em atenção primária e atuação em saúde mental, e o médico psiquiatra Guilherme Itiro Malta Shirakawa, especialista em psiquiatria geriátrica pela Unicamp, falam sobre depressão em pessoas idosas.

  • 'O homem é o lobo do homem'

    08/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre condição arriscada, o dano possível. O resultado de ações individuais e coletivas. A necessidade de se produzir a harmonia na convivência. Cortella faz uma reflexão de que o homem é o lobo do homem no sentido de que nosso principal predador pode ser outro ser humano.

  • Autenticidade tem que ser concreta, não pode ser mera simbologia

    07/09/2021 Duração: 02min

    Professor Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre autenticidade concreta, o compromisso verdadeiro. Ele destaca que quando alguém assume um compromisso, ele não pode ser da boca para fora. Eurípides, poeta trágico grego, escreveu: 'minha língua jurou, meu coração não'.

  • Toda iniciativa exige um tempo para refletir

    06/09/2021 Duração: 02min

    Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre tempo meditativo, o raciocínio claro. Ele defende que é preciso que qualquer tipo de iniciativa não seja apressada e não se faça sem que haja uma reflexão. Descartes um dia escreveu: 'muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel'.

  • 'Ser modesto é difícil'

    03/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre recado penoso, o atributo ambíguo. Comentarista faz uma reflexão sobre a modéstia. 'Não há possibilidade de exercer a modéstia sem que haja algum tipo de perturbação'.

  • Vivemos tempos obscuros

    02/09/2021 Duração: 02min

    Mario Sérgio Cortella fala sobre percepção nublada, a apreciação subjetiva. 'Tempos, momentos que vivenciamos que nos parecem tenebrosos'.

página 1 de 3